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Como brasileiro conseguiu criar rede de academias que fatura R$ 5 bilhões

Líder no ramo fitness na América Latina, a base de clientes ativos da Smart Fit é de mais de 5 milhões

12 nov 2024 - 05h00
(atualizado às 09h08)
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A história do Grupo Smart Fit começa em 1996, quando o engenheiro químico Edgard Corona inaugura a primeira academia Bio Ritmo.
A história do Grupo Smart Fit começa em 1996, quando o engenheiro químico Edgard Corona inaugura a primeira academia Bio Ritmo.
Foto: Divulgação/Smart Fit

A Smart Fit completou 15 anos no mercado. O negócio, fundado em 2009 pelo empresário Edgard Corona, é um sucesso no ramo fitness brasileiro. A rede está presente em 15 países da América Latina, sendo líder nos cinco maiores países de atuação: Brasil, México, Colômbia, Chile e Peru.

Com a missão de democratizar o acesso ao fitness de alta qualidade, à qualidade de vida e ao bem-estar, a Smart Fit (SMFT3) é líder em academias na América Latina e a quarta maior rede do mundo em número de clientes.

“Criamos um modelo para levar o fitness de alto padrão a pessoas que, até então, não tinham acesso a boas academias. Isso mudou o mercado e nos permitiu chegar aonde estamos com boas perspectivas pela frente”, diz Edgard Corona.

No terceiro trimestre de 2024, a receita líquida da Smart Fit atingiu R$ 1.422,1 bilhão, um aumento de 31% em relação ao mesmo período de 2023, impulsionada pela expansão das academias e um aumento no ticket médio. Nos últimos 12 meses, a receita líquida totalizou R$ 5.170,9 bilhões.

O início de tudo 

A história do Grupo Smart Fit começou em 1996, quando o engenheiro químico Edgard Corona inaugurou a primeira academia Bio Ritmo. Ao longo dos anos, a Bio Ritmo consolidou-se como destaque no segmento Premium e o Edgard tornou-se referência no mercado fitness brasileiro.

Com o conhecimento de negócios que adquiriu e observando o que ocorria em mercados mais maduros, como Estados Unidos e Europa, Edgard decide trazer para o Brasil o conceito de High Value Low Cost (HVLC) e, em 2009, inaugurou as primeiras unidades da Smart Fit, combinando alta qualidade e preços acessíveis.

O modelo mostrou-se um sucesso e, em 2010, a rede recebeu um aporte do Pátria Investimentos, fortalecendo sua estrutura de capital. 

Expansão 

A base de clientes ativos da Smart Fit chegou a 5 milhões em junho de 2024.
A base de clientes ativos da Smart Fit chegou a 5 milhões em junho de 2024.
Foto: Divulgação/Smart Fit

Em 2011, a empresa iniciou seu processo de internacionalização com a inauguração da primeira unidade da Smart Fit no México, expandindo-se mais tarde para Chile, Peru e Colômbia.

Essa expansão acelerou com a entrada de novos investidores, como o fundo soberano de Cingapura (GIC) em 2014 e o Canada Pension Plan Investments (CPPIB) em 2019.

Em 2017, o grupo ampliou sua atuação com unidades próprias dos studios Race Bootcamp e Vydia, que antes operavam apenas nas unidades da Bio Ritmo, e lançou o studio Jab House, inspirado em tendências internacionais.

Em 2021, o grupo realiza o IPO da Smart Fit na Bolsa de Valores Brasileira (B3), tornando-se a primeira empresa de fitness no Novo Mercado da B3, o mais alto nível de governança corporativa do mercado brasileiro. 

Em 2024, a companhia lançou o Studio One Pilates e inaugurou a Nation CT, um centro de treinamento voltado ao público de alta performance e fisiculturismo.

Base de clientes 

Das 1.529 academias em operação ao final de junho de 2024, 736 estão no Brasil, 339 no México e as demais em países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica e outros. Ao final de 2023, a rede operava em mais de 380 cidades. A base de clientes ativos da Companhia chegou a 5 milhões em junho de 2024. 

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Fonte: Redação Terra
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