Como 'comprar' a felicidade, segundo especialista da Harvard
3 maneiras de 'comprar felicidade', diz especialista de Harvard: Com 'um pouco de conhecimento e prática', qualquer um pode fazer isso
A maioria das pessoas concorda com o sentimento de que dinheiro não pode comprar felicidade. Mas e se realmente pudesse? Arthur C. Brooks, cientista social e professor de Harvard, tem uma perspectiva interessante sobre dinheiro e felicidade, que ele compartilha em seu curso gratuito de felicidade em Harvard.
"Em níveis baixos, o dinheiro melhora o bem-estar. No entanto, uma vez que você ganhe um sustento sólido, um bilionário não é provável que seja mais feliz do que você", Brooks escreveu em seu artigo para The Atlantic intitulado "Como Comprar Felicidade".
Mas "não importa onde estejamos na escala de renda, com um pouco de conhecimento e prática, qualquer um de nós pode usar o dinheiro para trazer mais felicidade", ele acrescenta.
O dinheiro sozinho não pode comprar felicidade, mas pode impactar positivamente o seu bem-estar se você usar o seu dinheiro sabiamente, observa Brooks.
Aqui estão algumas maneiras que ele sugere para aumentar a sua felicidade com suas finanças.
Gaste dinheiro em experiências
Invista o seu dinheiro em experiências alegres que você sabe que vão te fazer sentir mais feliz, como ir a um concerto para ver o seu artista favorito, ou planejar uma viagem para algum lugar que você sempre quis visitar.
Compre tempo
"Se você pagar alguém para fazer algo demorado que você não gosta de fazer – por exemplo, cortar o seu gramado – e não desperdiçar o tempo que você ganhou com coisas desagradáveis como rolar sem rumo nas redes sociais, você pode ter um impulso de felicidade ao gastar essas horas extras com outras pessoas", Brooks escreveu.
Doe dinheiro para ajudar os outros
Doar o seu dinheiro para apoiar uma grande causa ou usar o seu dinheiro para ajudar outra pessoa pode levar a aumentos nas substâncias químicas "sinta-se bem" como serotonina, dopamina e ocitocina, de acordo com o blog de saúde da Cleveland Clinic, dos Estados Unidos.
"O fator-chave que conecta todas essas abordagens são outras pessoas. Se você comprar uma experiência, seja uma viagem ou apenas um jantar fora, você pode aumentar a sua felicidade se compartilhá-la com alguém que você ama", Brooks escreveu em The Atlantic.
"Qualquer pessoa que adquira dinheiro pode usá-lo para comprar um pouco de felicidade e fazer um pouco de autoaperfeiçoamento no processo. Se não temos muito, podemos gastar qualquer dinheiro extra para eliminar alguns dos estressores em nossas vidas diárias", finaliza ele.
Fonte: CNBC Make It