Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como diferenciar leite de bebidas lácteas nas gôndolas?

Produtos têm propriedades nutricionais diferentes; entenda as diferenças

23 ago 2022 - 16h18
(atualizado às 17h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Com a escalada dos preços de certos tipos de alimentos, o consumidor brasileiro tem se deparado cada vez mais nas gôndolas dos supermercados com produtos à base de soro de leite, bebidas lácteas e outras misturas alimentícias que chamam a atenção pelo preço mais convidativo, mas que podem induzir ao erro na hora da compra pela semelhança da embalagem desses produtos aos itens que levam leite em sua composição.

Foto: iStock

Segundo Olga Amancio, professora da Universidade de São Paulo (USP) e integrante da diretoria da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), enquanto o soro é um componente do leite integral, subproduto resultante do seu processamento, a bebida láctea é um produto obtido a partir do leite e/ou dos seus derivados.

Apesar de ter o consumo humano autorizado pelo Ministério da Agricultura, os produtos à base de soro de leite têm um valor nutricional inferior em comparação ao leite e seus derivados, tendo a quantidade de proteínas e cálcio variando de 15% a 32% a menos. Além disso, a bebida láctea também apresenta teor de lactose superior à da encontrada no leite e aumento de até 30% de sódio em sua composição.

Como diferenciar os produtos nas prateleiras?

Diante do cenário, Olga ressalta que a única maneira de não se confundir é prestar atenção nos rótulos na hora da compra. Nos ingredientes da bebida láctea, por exemplo, pode constar: leite, leite em pó, soro de leite e estabilizante citrato de sódio; no leite, a composição é apenas leite integral e estabilizante citrato de sódio.

A nutricionista ainda pontua que, como nenhum outro alimento é substituto do leite no fornecimento de cálcio ao organismo, a utilização desses subprodutos, principalmente por crianças, adolescentes ou gestantes, pode gerar danos ao desenvolvimento - já que o organismo absorve o cálcio presente no leite para a formação óssea e outras proteínas para a formação de novos tecidos.

Por engano

Como tem muita gente no mercado levando essas misturas lácteas por engano, dada a semelhança de embalagens, o Procon-SP no mês passado, notificou a Quatá Alimentos a dar explicações sobre a comercialização e distribuição da bebida láctea Cristina, feita à base de soro de leite, após críticas viralizarem nas redes sociais.

Produtos à base de soro de leite e com embalagens muito parecidas aos itens que levam leite em sua composição podem confundir consumidores no ato da compra. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

O consumidor que se sentir lesado pode fazer a sua denúncia no site do Procon (www.procon.sp.gov.br), acessando o portal do consumidor e encaminhando uma foto do produto para ajudar na fiscalização.

Se durante a denúncia for constatado que o estabelecimento também contribuiu para a publicidade enganosa do produto, deixando de trazer informações de forma clara, é possível responsabilizar tanto o comércio quanto a marca por meio de ação civil. "O art. 13 do Código de Defesa do Consumidor permite que o comerciante seja igualmente responsabilizado pelos danos causados ao consumidor", pontua Mariana Polido, advogada especialista em Direito Civil do escritório Duarte Moral.

    Estadão
    Compartilhar
    TAGS
    Publicidade
    Seu Terra












    Publicidade