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Como escolher uma plataforma de e-commerce pra seu negócio

Especialista comenta principais aspectos que influenciam a performance de vendas e os resultados do negócio

17 out 2022 - 03h00
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Foto: Adobe Stock

Estimativas apontam que quase 800 e-commerces são criados por dia no Brasil. Segundo levantamento da PayPal, entre julho de 2020 e julho de 2021, 288 mil novas lojas virtuais foram criadas. Ao todo, são mais de um milhão e meio de empresas do setor atuando no país e muitos outros empreendedores planejando abrir seu negócio e aproveitar esse boom do comércio eletrônico. 

Segundo dados da Neotrust, em 2021, o e-commerce cresceu 27%. A projeção da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é de crescimento também para 2022 - em torno de 12%. Nessa corrida por um espaço no mercado, a escolha da plataforma utilizada pode ser um diferencial.

“A plataforma tem uma enorme participação na performance do negócio. Há diversos quesitos que são de suma importância para garantir uma experiência positiva para o consumidor. Além disso, a operacionalidade, a estabilidade do sistema, a segurança e as funcionalidades que ele disponibiliza são fundamentais. Uma plataforma de qualidade, além de facilitar a criação do e-commerce e seu funcionamento, deve permitir que o negócio seja gerido de forma prática e eficaz. Hoje, grandes referências no mercado são a Adobe Commerce e a VTEX, cada uma com suas peculiaridades, e, para quem está nessa busca, há alguns pontos de atenção que devem ser considerados na escolha”, ressalta Eric Vieira, head de e-commerce do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas.

De olho nesse nicho, o executivo elenca quatro elementos importantes que devem ser considerados na escolha de uma plataforma de e-commerce:

1. Performance e SEO

Para otimizar um e-commerce, as técnicas de SEO são essenciais para a plataforma, pois ajudam nos mecanismos de busca e também na visibilidade da empresa. E, quando falamos de performance, é importante ressaltar a evidência que os canais de comunicação precisam ter, garantindo acessibilidade, rapidez e, consequentemente, melhora na experiência do consumidor.

2. Integração com redes sociais e marketplaces

Manter-se competitivo é importante e isso passa por ter uma plataforma que integra a loja aos principais marketplaces do país, o que aumenta a visibilidade e o alcance do negócio. 

É importante ainda que a plataforma possua uma infraestrutura que permita a integração com as redes sociais e com tecnologias como sistemas de busca e recomendação.

3. Customização e personalização

A plataforma deve ser flexível a ponto de ser customizada conforme a identidade do negócio e também de maneira que permita gerenciar suas funcionalidades para que o consumidor tenha uma experiência personalizada, incluindo aqui recursos que facilitem a análise do comportamento dos usuários.

4. Segurança e estabilidade

Uma plataforma de qualidade necessita ter seus dados criptografados, APIs com autenticação, monitoria contra ataques, meios de pagamentos seguros, garantindo que os sistemas e protocolos de segurança estejam sempre atualizados para se manterem efetivos.

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