Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como evitar perder dinheiro com golpes em seu condomínio

Serviços fraudulentos, funcionários fantasmas e desvio de caixa são alguns dos problemas enfrentados pelos condôminos

12 jan 2024 - 06h00
Compartilhar
Exibir comentários
Jaime Machado diz quais indícios podem ser pistas para algo errado no condomínio
Jaime Machado diz quais indícios podem ser pistas para algo errado no condomínio
Foto: Joe Beck / Divulgação

O mercado dos condomínios é um dos que mais movimentam a economia no Brasil, cerca R$ 165 bilhões por ano, segundo dados da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP). Para contar vantagem, criminosos têm inovado em suas táticas trazendo serviços fraudulentos, funcionários falsos, desvios de caixa, boletos falsos, entre inúmeros outros desserviços ao condômino.

Há mais de 27 anos no mercado condominial, Jaime Machado, que é diretor-geral da Aliança Administradora de Condomínios, traz dicas de como evitar cair nestes golpes e esquemas. 

“O atraso no pagamento das contas do condomínio e a falta de apresentação dos efetivos comprovantes podem ser um sinalizador importante tanto da gestão do síndico quando da sua administradora”, sinaliza Jaime.

Conferir o comprovante de pagamento ao lado do documento fiscal é uma das principais dicas para não cair em golpes financeiros. No extrato do condomínio deverão constar digitalizados a Nota Fiscal e o respectivo comprovante de pagamento. 

“Isso é importante porque se os pagamentos não estiverem sendo efetivados, há possibilidade de a administradora não possuir verba para fazê-los”, explica o Diretor-Geral.

Indícios para os quais todos devem ficar atentos

Machado informa que um indício de que uma administradora está com problemas financeiros é a demora para disponibilizar ou repassar o valor que um condomínio possui em caixa para nova administradora. 

“Atrasos de pagamentos podem ocorrer por excesso de demanda, extravio de e-mails e outros fatores externos, mas se um prestador de serviços passa a reclamar corriqueiramente que seu pagamento tem sido efetuado com atraso, pode ser um alerta para a falta de caixa de uma administradora”, diz o administrador. 

Ele finaliza informando que validar se o extrato de contas da administradora está em dia e solicitar a verificação do extrato bancário, pode salvar o condômino de surpresas desagradáveis no futuro.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão. 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade