Como fazer ensino profissionalizante via Whatsapp
4 motivos para as empresas e profissionais apostarem no aprendizado via WhatsApp
A pandemia desencadeou uma série de processos diante dos desafios do modelo de trabalho remoto. Nesse contexto, surgiram novas plataformas de apoio à aprendizagem focadas em upskilling (requalificação), com conteúdos técnicos e especializados ― como cursos de inglês, por exemplo.
Segundo a pesquisa "Agenda 2022", da consultoria Deloitte, 90% das companhias pretendem investir no treinamento e na capacitação de funcionários. Uma das tendências é o investimento em ferramentas de simples utilização e que funcionem pelo celular.
O bom e velho Whatsapp, por exemplo, tornou-se um aliado fundamental para a fomentação de conteúdos de capacitação profissional, devido a sua praticidade, fácil uso e grande popularidade entre os brasileiros.
De acordo com a pesquisa “Digital 2022” do Datareportal, existem mais de 165 milhões de usuários ativos no WhatsApp em todo país e este número não para de crescer.
A ferramenta mais popular para estudar
Segundo o alemão Jan Krutzinna, CEO e fundador da ChatClass, startup que trabalha a educação por meio do aprendizado via chatbot e uso de Inteligência Artificial, o profissional tem muito mais autonomia e dinamismo no aprendizado quando acessa o conteúdo via o aplicativo de mensagens.
“O Whatsapp, além de prático, tende a suavizar o aprendizado, seja de um curso de inglês ou um conteúdo mais técnico. Além disso, o celular dá às pessoas a oportunidade de estudar em qualquer lugar. Por isso, vamos continuar investindo em soluções para melhorar cada vez mais a experiência de estudos via o aplicativo. Hoje já alcançamos mais de 200 mil pessoas com os nossos conteúdos via WhatsApp, em mais de 30 empresas parceiras”, explica ele.
O próprio Jan enumerou os quatro principais motivos para as empresas apostarem no WhatsApp para capacitação dos seus colaboradores:
1. Popularidade
Com mais de 165 milhões de usuários no Brasil, o WhatsApp é a rede social mais usada no país.
“Graças a esse grande número, o app faz parte da rotina da população e é carro-chefe quando se trata de comunicação instantânea. Essa grande popularidade aumenta as chances de engajamento e adesão por parte das pessoas”, diz ele.
2. Familiaridade
O funcionamento e design já conhecidos pelos usuários pode facilitar a interação e até mesmo o aprendizado. Sua tecnologia didática, descomplicada e ágil auxiliam na realização dos exercícios.
3. Fácil acessibilidade
“O aplicativo pode ser acessado em qualquer hora do dia e local. Esse recurso pode ser útil já que o usuário tem a autonomia de usá-lo no momento que lhe for de melhor agrado.”
4. Diversidade de formatos de conteúdo
O WhatsApp viabiliza um grande recurso multimídia, com imagens, áudios, vídeos, textos que podem ser usufruídos para o enriquecimento de ferramentas de ensino.