Como fazer o seguro certo quando for empreender nos EUA
Especialista detalha quais apólices são indicadas para proteger um negócio em solo americano
Abrir um negócio nos Estados Unidos pode ser uma oportunidade de expandir o mercado e aumentar os lucros, mas também envolve riscos e desafios. Um deles é a necessidade de proteger o patrimônio, os funcionários e os clientes contra possíveis danos, acidentes ou processos judiciais.
Por isso, é importante para um empresário que esteja planejando empreender ou mesmo para quem já tenha conseguido dar seus primeiros passos por lá contar com seguros adequados a cada atividade e às características da operação e mercado. Além de garantir a segurança e a tranquilidade, algumas coberturas também podem ser exigidas por lei ou por contratos com fornecedores ou clientes.
Para evitar prejuízos, trata-se de um cuidado que garante que se cumpra as normas legais e confere mais credibilidade para o mercado americano.
“Tudo fica mais desafiador quando se está longe de casa. Montar uma empresa como imigrante é completamente diferente, você tem que começar do zero em tudo, desde entender a burocracia quanto conhecer e cativar o público”, afirma Tiago Prado, CEO da BRZ Insurance.
“Por isso, a segurança e estabilidade desse negócio é tão importante, para não colocar em risco todo o esforço investido. Um processo judicial ou evento catastrófico pode ser suficiente para exterminar uma empresa antes mesmo de ela ter a chance de decolar”, avisa.
Os 5 seguros fundamentais
Tiago destaca 5 seguros fundamentais para uma empresa que atue nos EUA.
• Errors and Omissions (E&O) - Seguro de responsabilidade profissional
Também conhecido como seguro contra erros e omissões (E&O), cobre uma empresa contra reivindicações de negligência em caso de danos vindos de erros ou falha de execução.
"Não existe uma apólice única; cada setor tem seu próprio conjunto de preocupações que serão abordadas em uma política personalizada escrita para uma empresa", diz o especialista.
• Commercial Property – Seguro de propriedade comercial
"Estando a empresa em local alugado ou próprio, o seguro de propriedade é essencial. Ele cobre equipamentos, sinalização, estoque e móveis em caso de incêndio, tempestade ou roubo. Vale lembrar que esta apólice não cobre eventos de destruição em massa, como inundações, terremotos e furacões. Se um negócio estiver estabelecido em uma região que tenha esse tipo de risco, é recomendado ter uma apólice específica para esses fenômenos."
• Business interruption – Seguro de interrupção de negócios
Esse seguro foi criado para situações causadas por desastres ou eventos catastróficos e que as operações da empresa serão interrompidas por força maior.
"Um exemplo recente foi a pandemia, que forçou muitas empresas a baixarem as portas e ficar sem operar por meses. Durante essa interrupção, a empresa sofre com a perda de receita devido à incapacidade de sua equipe de trabalhar no escritório, fabricar produtos ou fazer reuniões de vendas. Esse tipo de seguro é especialmente aplicável às empresas que requerem um local físico para fazer negócios, como lojas de varejo, restaurantes e fábricas e vai proteger contra interrupção de negócios ao compensar uma empresa pela perda de receita durante esses eventos", diz ele.
• Workers’ compensation – Seguro contra acidentes de trabalho
A apólice de Workers’ Compensation deve ser contratada a partir do momento que a empresa tenha seu primeiro funcionário. Ele cobrirá tratamento médico, benefícios por invalidez e morte no caso de um funcionário se ferir ou morrer como resultado do trabalho da empresa.
"Mesmo que o trabalho dos funcionários seja aparentemente de baixo risco, lesões por escorregamento e queda ou condições médicas como a síndrome do túnel do carpo podem resultar em uma indenização cara."
• General Liability
O seguro de responsabilidade, ou General Liability, ajuda a proteger a empresa contra queixas de lesões corporais e danos materiais. Esses tipos de queixas podem surgir a qualquer momento, durante o dia a dia do negócio, independentemente dos cuidados mantidos para evitar acidentes.
"O seguro de responsabilidade geral ajuda a cobrir custos para responder a uma alegação de que a empresa causou danos materiais ou corporais. Pode ajudar a pagar por despesas médicas do cliente que se machucou no seu estabelecimento, o reparo de uma parede danificada acidentalmente por um prestador de serviço na residência de um cliente, custos judiciais para defender a empresa no tribunal, danos à reputação resultantes de processo malicioso, calúnia, difamação, despejo injusto, violação da privacidade de uma pessoa, lesões de publicidade, como violação de direitos autorais dos anúncios da empresa, danos à propriedade alugada causados por perda coberta, como incêndio, raio ou explosão", finaliza Tiago.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.