Como incluir temas de diversidade no ambiente de trabalho
Especialistas em gênero e diversidade explicam como pequenas ações já podem fazer a diferença
Muito se fala de diversidade no ambiente de trabalho, mas a maioria das pessoas ainda não sabe sequer como colocar isso em prática na empresa. O tema ganha cada vez mais espaço e tanto colaboradores quanto gestores estão interessados em transformar o ambiente de trabalho em espaços mais inclusivos. Mas, afinal, como fazer isso?
As especialistas em gênero e diversidade da Alteritat, Francine Malessa e Mariana da Rosa, listam algumas dicas para iniciar essa transformação.
1. Pesquise sobre temas da diversidade
“O letramento sobre o que é diversidade, marcadores sociais e vieses inconscientes é o primeiro passo para entender do que falamos quando o assunto é diversidade nas empresas. Pode ser diversidade a partir da perspectiva de gênero, de raça, religiosa, das Pessoas com Deficiências (PCDs), de pessoas dos públicos LGBTQIA+, por exemplo”, explica Francine Malessa.
2. Ouça a sua equipe
“Consulte seus colaboradores e veja o que eles pensam sobre os temas, o que pensam ser relevante para tratar internamente, quais assuntos são mais sensíveis e quais serão melhores aceitos por todos e todas. A construção de um ambiente diverso e saudável para lidar com estes assuntos deve ter processos horizontais, com trocas de experiências”, ressalta Mariana da Rosa.
3. Incentive a criação de um comitê de diversidade
“Mantenha os espaços da empresa abertos e incentive que seus colaboradores criem um comitê de diversidade para tratar destes assuntos. Se engaje e acompanhe os eventos para uma escuta ativa”, enfatiza Francine.
4. Inclua qualificações e palestras sobre diversidade
“Invista em treinamentos e palestras sobre como valorizar a diversidade no ambiente corporativo. Mostre aos seus pares a importância de debater este tema e busque profissionais que possam explicar as principais dúvidas”, reforça Marianaa.
5. Atualize sempre sua jornada
“Por último, mas muito importante. Leia livros, ouça músicas e veja filmes e séries que tratam estas temáticas de diversidade e indique aos colegas”, finaliza Francine.