Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como limpar seu nome em 3 passos; confira!

O início de ano é um ótimo período para limpar seu nome. Assim, é possível aproveitar 2022 sem passar por sufocos. Veja dicas!

10 jan 2022 - 11h26
Compartilhar
Exibir comentários
Limpar seu nome traz benefícios que vão além da vida financeira
Limpar seu nome traz benefícios que vão além da vida financeira
Foto: Shutterstock / Finanças e Empreendedorismo

Em sua última consulta, o Serasa detectou que, atualmente, o Brasil possui cerca de 63,4 milhões de pessoas inadimplentes. Por isso, que tal separar este início do ano para se organizar financeiramente e limpar seu nome?

Pois é. Ter seu nome ou CPF numa lista de inadimplência traz uma série de dificuldades como o acesso a crédito, compras à longo prazo e até mesmo de encontrar um emprego, já que é permitido esse tipo de análise. 

Sendo assim, é ideal ter em mente que mesmo que seu nome volte a ficar limpo, as dívidas não somem. Então é importante manter o compromisso e as contas em dia para não ser prejudicado no futuro.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para começar 2022 com o pé direito e o principal: seu nome limpo. Confira a seguir!

Primeiro passo: entenda quais são as dívidas!

Às vezes, muitas pessoas estão inadimplentes, mas não têm ciência de suas dívidas. Antes de inserir o seu nome em uma lista de restrição, é necessário que o órgão informe ao titular. Contudo, diversas situações como a mudança de endereço ou ausência dificultam esse tipo de processo.

Como resultado, há quem só descubra que está com o nome sujo quando vai realizar uma compra. Para isso, há uma solução simples: acessar o site do Serasa e realizar a consulta. Funciona de maneira gratuita e basta apenas inserir seu CPF.

Através do site também dá para saber qual é o seu score, que é uma pontuação que vai de 0 a 1.000 do Serasa para determinar o histórico de pagamento de uma pessoa.

Segundo passo: confira as possibilidades de negociação para a dívida

Ao checar as dívidas relacionadas ao seu CPF no Serasa, também dá para ter acesso às possibilidades de negociação. Muitas empresas possuem parcerias com o órgão para facilitar o pagamento de pendências financeiras.

Para isso, o Serasa possui uma área dedicada que se chama Serasa Limpa Nome

Caso a sua dívida não faça parte de alguma dessas "empresas parceiras" do Serasa, vale a pena entrar em contato diretamente com o credor. Assim, vocês podem encontrar uma solução que beneficie ambos e ainda ajude a limpar seu nome.

Terceiro passo: gere o boleto

Caso concorde com a proposta oferecida para limpar seu nome, basta gerar o boleto para pagamento. Quando o valor da dívida é alto, também são oferecidas opções para liquidar a dívida de forma parcelada.

O lado bom é que, caso você opte por parcelar a dívida, já é possível ficar com o nome limpo ao pagar a primeira parcela. O prazo também é bem curto: são dados 5 dias úteis para que o nome saia dessa lista e volte a ficar limpo novamente.

Motivos para se manter seu nome limpo:

Uma das principais vantagens de estar com o nome limpo é justamente o controle sobre sua vida financeira. Mas não apenas isso, veja abaixo!

  • Ter seu nome limpo traz mais tranquilidade. Como resultado, é possível ser mais saudável e não precisar perder o sono se preocupar tanto;
  • Além disso, não ter inadimplências pode ser mais saudável para a sua vida a dois. Isso porque, o descontrole financeiro acabam prejudicando relacionamentos, fazendo com que muitos casais se divorciem. Por isso, vale a pena se organizar financeiramente para ter mais harmonia em seu lar;
  • Estar com o nome limpo também pode trazer reflexos positivos para sua vida profissional. Assim, você pode demonstrar mais confiança em entrevistas e em tarefas do dia a dia, afinal, essa é uma preocupação a menos;
  • Por fim, também é possível ter acesso a vários produtos e serviços financeiros com taxas muito menores. 

Com informações de Mix Vale.

Finanças e Empreendedorismo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade