Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como pular o carnaval gastando pouco: dicas das especialistas

Educadoras financeiras orientam para comemorar o carnaval sem estourar o orçamento

8 fev 2023 - 06h10
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

O carnaval está chegando e, em algumas cidades, os bloquinhos já estão nas ruas. Mas para que você consiga aproveitar a folia sem comprometer o orçamento, veja as dicas das educadoras financeiras Luciana Ikedo e Aline Soaper. 

Saiba qual o seu orçamento antes de começar a gastar

De acordo com Luciana Ikedo, o primeiro passo é fazer um orçamento e definir qual valor você pretende gastar durante todo o período do Carnaval: “Sabendo o valor total, você pode dividir ele entre todos os dias de folia, estipulando um teto máximo que será gasto por dia. Se não for possível aproveitar todo o feriado de Carnaval, por exemplo, escolha alguns dias e elabore sua agenda com o valor que você se propôs a gastar. 

“Eu gosto também de definir um limite diário de gastos, mas é muito difícil conseguir, no meio da folia, anotar tudo aquilo que se está gastando, não é mesmo? Então o orçamento acaba ficando mais prático quando você estabelece um limite, separa esse valor e fica atento ali quando ele já está chegando ao final”, afirmou a educadora financeira. 

Curtir em grupo também é dividir as contas

Para quem pretende curtir o Carnaval em grupo, o primeiro ponto é pensar que na maioria das vezes isso envolve uma viagem, um compartilhamento de hospedagem, então é preciso que fique muito clara a divisão, desde o começo. 

“Então, não tenha vergonha de dizer que vai pagar apenas o seu próprio consumo, pois é onde efetivamente você tem um controle maior. E então você poderá optar por consumir itens mais baratos, que caberão no seu bolso”, orienta Luciana Ikedo. 

Compartilhar quartos e apartamentos com outras pessoas, como amigos e família, especialmente em locais que não estejam incluídas as alimentações, costuma sair bem mais em conta. Já os hostels são uma boa opção para quem viaja sozinho ou apenas com mais um amigo, já que oferecem quartos compartilhados, com valor menor. 

Viagem só planejada com antecedência 

Aline Soaper alerta: “No Carnaval, você pode gastar muito, caso resolva viajar em cima da hora e, principalmente, para algum lugar mais longe. O ideal seria ter um planejamento para a data e nunca decidir por impulso”. 

Quem vai viajar pode adotar ainda algumas posturas para não estourar o orçamento: “De maneira geral, o que indico é ver a programação do Carnaval, de onde você pretende ir, e planejar as maneiras mais baratas de se locomover, como ônibus e dividir gastos de combustível com os amigos, por exemplo”, afirmou Soaper 

Cuidado para quem vai viajar de carro: “Lembre-se de calibrar os pneus e fazer revisão no veículo, isso evita imprevistos e economiza combustível inclusive. Se não tiver carro, uma boa opção é alugar junto aos amigos, porque qualquer imprevisto já estará coberto pelo seguro, e dá pra dividir o combustível”, finalizou Soaper.  

Economize na fantasia 

“Antes de comprar algo, veja no armário tudo que sobrou de anos anteriores e avalie o que pode ser reutilizado, recombinado para gerar novas fantasias ou itens que podem virar fantasias legais. Também vale trocar fantasias com os amigos (as)”, recomenda Aline Soaper. 

Se vai confeccionar uma fantasia, busque lojas de comércio popular da sua cidade. E sempre peça desconto, principalmente em compras à vista. Dá para customizar camisetas ou fazer o próprio adereço: “Mas veja se você tem habilidade para isso, senão vai acabar jogando dinheiro fora”, lembrou Soaper. Se você quer caprichar um pouco mais, também é possível comprar fantasias de segunda mão em lojas especializadas ou na internet”, finalizou. 

Prefira blocos de rua para economizar

A folia de rua costuma ser bem divertida, bem agradável e econômica, diferentemente dos blocos pagos que oneram seu bolso não só com ingressos, mas também com os abadás, afirma Luciana Ikedo. 

Mas, quando você já se organizou e já se programou para pagar o valor de entrada para uma festa, tudo bem: “É importante se atentar para que, ao fim da festa, todos os custos já estejam liquidados e você não saia do Carnaval com dívidas que só acabarão na festa do próximo ano”, recomendou a especialista. 

Checklist antes de sair para a folia

Finalmente, anote e siga as dicas de Aline Soaper antes de sair para festejar: 

  • • Faça refeições reforçadas antes de ir para festas e blocos, a fim de diminuir os gastos nas ruas. Leve pacotes de amendoins, barras de cereais, frutas e/ou biscoitos, mas cuidado com os alimentos que podem estragar. 
  • • As bebidas também podem ser levadas de casa, em coolers ou isopores. 
  • • Não saia com cartões de crédito, pois eles disfarçam gastos. Com dinheiro vivo, é mais fácil respeitar os limites pré-estabelecidos. Também dá pra apostar em um cartão pré-pago, onde você já coloca o valor que pretende gastar na folia”, finaliza Aline Soaper.
Redação Dinheiro em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade