Como saber o desconto do INSS do salário em 2025?
Aposentados e pensionistas vinculados ao INSS passaram a receber um aumento de 4,77% em seus benefícios
Desde o último sábado, dia 1º de fevereiro, aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passaram a receber um aumento de 4,77% em seus benefícios. O reajuste é referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2024. O reajuste elevou o teto dos benefícios para R$ 8.157,40. Pelos dados do governo federal, dos 40,7 milhões de beneficiários, 12,2 milhões recebem acima do mínimo e 10,6 mil atingem o teto.
A maior parte, cerca de 70% dos beneficiários, recebem o salário mínimo, agora ajustado para R$ 1.518. Estes já começaram a receber na segunda-feira, 27, o reajuste. Para os que recebem acima do mínimo, o ajuste ocorre a partir de 3 de fevereiro, conforme o número final do cartão de benefício. Veja o calendário completo neste link. Para calcular qual será o valor líquido a ser recebido, o INSS divulgou uma tabela. Veja abaixo.
O valor final dependerá ainda se o segurado tem algum contrato consignado, valor que também deve ser levado em conta no cálculo.
Para consultar o valor, é só entrar no aplicativo ou site Meu INSS. Veja abaixo como solicitar o extrato do benefício:
- Acesse o site ou aplicativo Meu INSS;
- Faça login com seu CPF e senha;
- No menu, selecione "Extrato de Contribuição";
- Clique em "Baixar PDF" para obter o documento do INSS.
