Como saber se meu nome está sujo no SPC? Entenda!
Saiba como consultar o CPF para descobrir se está na lista de mau pagador do Serviço de Proteção ao Crédito
Com a expectativa em torno de um início da redução dos juros no Brasil, muitos brasileiros devem voltar a utilizar nos próximos meses o crédito para fazer compras. Para isso, no entanto, está com o nome limpo --não negativado-- é essencial.
O Terra preparou um passo a passo para você conferir se está ou não com o chamado "nome sujo", ou seja, se possui um CPF negativado no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Embora pareça complicado, todo o processo de consulta do nome pode ser feito de forma on-line e rápida.
Vale lembrar que o consumidor pode ter o seu nome incluído nos cadastros de maus pagadores quando atrasa o pagamento de uma conta. A empresa que não recebeu pode pedir a inclusão do consumidor na lista a partir do primeiro dia de atraso.
Caso tenha alguma conta em aberto, a dívida pode sair do seu CPF em até cinco dias úteis após o pagamento. Se esse prazo já passou e a dívida continua ativa em seu CPF, o SPC orienta entrar em contato diretamente com a empresa que negociou a dívida.
Como faço para consultar se o meu nome está no SPC?
Todo o processo de consulta do CPF pode ser feito gratuitamente no Portal do Consumidor. [Confira o passo a passo abaixo]
Acesse o Portal do Consumidor
O primeiro passo é entrar no "Portal do Consumidor" e acessar a conta. (Clica aqui)
Criar conta
Se a pessoa não tiver acesso, deve criar uma conta com o número do CPF.
Consultar o CPF
O próximo passo consiste em clicar em "Consulte seu CPF" para conferir se há registros de inadimplência.
SPC Consumidor
É possível descobrir também se está com o nome sujo no aplicativo SPC Consumidor, disponível para Android e iPhone. No app, além de descobrir se tem pendências, o consumidor recebe dicas para tornar a sua vida financeira mais saudável.
Qual é a diferença entre o SPC e Serasa?
Muita gente acredita que SPC e Serasa são a mesma coisa. No entanto, embora ambos ofereçam serviços de análise de crédito, tratam-se de duas instituições que possuem estruturas e abrangências geográficas diferentes.
O SPC é mantido por associações comerciais e câmaras de dirigentes lojistas, enquanto o Serasa é uma empresa privada. O SPC possui bases de dados municipais, enquanto o Serasa possui uma base de dados nacional.