Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como se organizar financeiramente sendo autônomo ou freelancer? 

Veja o que deve constar na sua organização financeira

15 ago 2024 - 06h55
(atualizado às 11h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Gestão financeira para pessoa jurídica é complexa devido a questões como férias e aposentadoria. Dicas do especialista Antônio Sanches para organização financeira e planejamento de férias e aposentadoria.
Como se organizar financeiramente sendo autônomo ou freelancer?:

Quem trabalha como pessoa jurídica é responsável não apenas por entregar o seu trabalho mas também por gerenciar outras questões, como suas férias e aposentadoria. Então, o planejamento financeiro para quem trabalha por conta própria é mais complexo do que o da pessoa física que trabalha no regime de contratação CLT. Por isso, veja as dicas de organização financeira do especialista Antônio Sanches, analista de research da Rico.

Passe mais credibilidade aos clientes com o e-mail profissional do Terra. A partir de R$ 12,50/mês

“É fundamental organizar as finanças da empresa, e isso pode ser feito tanto em papel como em uma planilha, porém, a digitalização oferece mais vantagens em relação à análise”. O especialista menciona que sites de contabilidade focados no pequeno empreendedor e planilhas eletrônicas são indicados. 

Veja o que deve constar na sua organização financeira, em categorias: 

Receitas: aqui são consideradas as entradas por atividades como venda de produtos e serviços.

Despesas: separe as despesas fixas, como aluguel, das variáveis, como investimento em marketing.  De preferência separe o que é despesa pessoal e o que é da empresa. 

Fluxo de caixa: registre todas as entradas e saídas de dinheiro. 

Projeções: faça previsões de despesas e receitas futuras. “Isso vai ajudar a fazer um planejamento estratégico, definindo, por exemplo, qual o melhor momento para as férias”, afirmou Sanches. 

Devo ter uma contas separadas para PF e PJ? 

“É altamente recomendável que o trabalhador/empresário mantenha as contas separadas para pessoa física e jurídica. Essa separação facilita na gestão financeira, proporcionando uma visão clara das finanças da empresa e evitando misturas de gastos pessoais e empresariais”, explicou o especialista. 

Além disso, Antonio Sanches segue com algumas recomendações que ajudam na organização e planejamento dos empresários: 

Defina o seu pró labore: estipule um valor mensal pago pelo seu serviço. Esse valor pode servir como referência sobre atividades que poderiam ser terceirizadas. 

Estipule uma reserva de emergência da empresa: Essa reserva pode salvar a empresa em tempos de dificuldades. A reserva é um valor equivalente a alguns meses de receitas da empresa. 

Considere investimentos feitos na empresa como empréstimo: Quando precisar fazer um aporte da pessoa física para a pessoa jurídica, considere como um empréstimo, que deverá ser devolvido futuramente, se for o caso, até com juros. Essa separação torna a gestão mais profissional e também é útil para fins contábeis e fiscais. 

Como se organizar para ter férias como PJ? 

O planejamento antecipado é fundamental para que o empreendedor possa garantir suas férias. Para isso, o empreendedor precisa organizar as reservas financeiras pensando em cobrir as despesas pessoais e as perdas financeiras da empresa durante esse período. 

Uma opção para manter o negócio funcionando é delegar tarefas importantes para colaboradores ou parceiros de confiança.

Como planejar a aposentadoria? 

A aposentadoria deve começar a ser planejada o mais cedo possível, e investimentos como previdência privada ou outras opções de longo prazo são indicadas para esse objetivo. Um detalhe importante é lembrar de ter uma reserva de emergência antes de começar a investir para a aposentadoria, para que esse valor não seja utilizado em caso de imprevistos.  

Tem alguma dúvida sobre economia e finanças? Mande para especialistadinheiros@gmail.com e vamos procurar um especialista para respondê-la aqui. 

(*) Mariana Rodrigues é jornalista com especialização em economia. 

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade