Como se preparar para o retorno do trabalho presencial em 2025
O retorno ao escritório ganhou força no segundo semestre de 2024 e, nos Estados Unidos, o número de empresas que não exigem trabalho presencial caiu de 32% para 25%, conforme o relatório Flex Report Q4 2024. Além disso, a exigência de três dias presenciais por semana subiu de 19% para 28%, marcando uma mudança importante no modelo híbrido.
Apesar do aumento, especialistas descartam o fim da flexibilidade. Marcello Amaro, diretor de Recursos Humanos da P3, acredita que a transformação deste modelo é a principal aposta para 2025, com organizações focadas em melhorar a comunicação, o engajamento e a cultura organizacional. A MIT Sloan Management Review aponta que lideranças precisam se concentrar em estratégias como metas baseadas em resultados e regras claras sobre dias presenciais.
“Entre as práticas recomendadas estão a definição de horários presenciais ajustados às necessidades de cada unidade de negócio e a criação de limites para contatos fora do expediente. Essas iniciativas ajudam a preservar a saúde mental dos colaboradores, ao mesmo tempo em que garantem eficiência e inovação nas equipes”, diz Marcello.
Outro ponto importante é a promoção de conexões pessoais, mesmo em ambientes virtuais, assim, reuniões que começam com momentos de interação têm se mostrado cada vez mais eficazes para aumentar o engajamento e fortalecer relações entre os times, destacando o papel das lideranças na construção de uma cultura mais humanizada.
Com o mercado em rápida evolução, empresas que equilibram flexibilidade e colaboração presencial estão mais preparadas para atrair talentos e enfrentar os desafios de 2025.
“O modelo híbrido, longe de desaparecer, segue como uma estratégia essencial para o futuro do trabalho”, conclui ele.
No vídeo, Marcello Amaro destaca que a transformação deste modelo é a principal aposta para 2025, com organizações focadas em melhorar a comunicação, o engajamento e a cultura organizacional.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.