Comprar 'alimentos de luxo' vira tendência da Geração Z
Jovens estão cada vez mais dispostos a gastar em alimentos caros em supermercados premium
A jovem americana Jade Lily, de 26 anos, compartilhou recentemente com os seus seguidores do TikTok um vídeo de uma compra de alimentos que fez e totalizou impressionantes 459 euros (R$ 2.829, na cotação atual) em produtos da rede de supermercados de luxo Erewhon. Entre os itens comprados pela jovem estavam suplementos recomendados por celebridades, frutas vermelhas, iogurte de coco, caldo de osso, kombucha e uma bebida com sabor de uva.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O comportamento de Jade Lily é uma tendência entre muitos jovens que estão cada vez mais dispostos a gastar em alimentos caros. Segundo revelou uma pesquisa da McKinsey, essa categoria se tornou a principal forma de gastos para a Geração Z, os nascidos entre 1995 e 2010, e os Millennials (1980 a 1995), superando restaurantes, viagens e exercícios físicos.
Com o aumento dos custos, alguns jovens, inclusive, estão assumindo mais de um emprego para financiar as suas idas a supermercados de luxo. O Bank of America também relatou que a Geração Z está gastando mais em supermercados premium do que qualquer outra geração.
Outro estudo da multinacional americana de finanças CreditKarma aponta que enquanto mais de um quarto dos consumidores tem pulado refeições para economizar, a Geração Z continua priorizando itens saudáveis e lanches mais caros.
Diante dessa tendência de mercado, onde os jovens estão dispostos a pagar mais por alimentos de alta qualidade, há uma explosão de produtos que, cada vez mais, tem se tornado populares nas redes sociais, em especial no TikTok.