Confiança da indústria tem queda de 1,2% na prévia de agosto
Se a baixa se confirmar, será a oitava queda consecutiva do índice, atingindo o menor patamar desde abril de 2009
A prévia de agosto do Índice de Confiança da Indústria (ICI) teve queda de 1,2% na comparação com o resultado final de julho. Caso o índice se confirme no resultado final de agosto, o ICI terá a oitava queda consecutiva e atingirá o menor patamar desde abril de 2009.
De acordo com a Fundação Getulio Vargas, a queda do indicador é causada por piora na avaliação dos empresários da indústria sobre o momento presente. O subíndice da Situação Atual teve queda de 4% na prévia de agosto, em relação ao resultado consolidado de julho.
A confiança dos empresários em relação aos próximos meses, no entanto, melhorou. O subíndice de Expectativas cresceu 1,8% na prévia de agosto, na comparação com o resultado final de julho. Essa foi a primeira alta depois de sete meses de queda.
Os dados preliminares da Sondagem da Indústria, pesquisa usada para calcular o ICI, também indicam aumento no Nível de Utilização da Capacidade Instalada entre julho e agosto, de 83,2% para 83,3%. Para a prévia da sondagem foram consultadas 802 empresas entre os dias 4 e 18 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima quarta-feira (27).