Confira as melhores ações para investir em novembro; Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) estão na lista
Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e Itaú Unibanco (ITUB4) são algumas das principais ações para investir em novembro, conforme as carteiras recomendadas divulgadas por algumas casas de análise brasileiras. Mensalmente, as instituições financeiras publicam relatórios com os papéis que devem se destacar ao longo do mês.
Ao considerar as carteiras recomendadas do BTG Pactual, BB Investimentos, BTG Pactual, Safra e XP Investimentos, as ações da Petrobras aparecem de forma unânime, enquanto Vale e Itaú aparecem três vezes. Além disso, Cyrela (CYRE3), Suzano (SUZB3) e Vivara (VIVA3) são outros destaques que aparecem mais de uma vez.
Recomendações da XP Investimentos
A carteira Top 10 da XP para o mês de novembro conta com a substituição das ações da JBS (JBSS3) por Suzano (SUZB3). De acordo com a casa, a escolha de retirar os papéis da JBS ocorreu porque as ações da companhia apresentaram um desempenho superior ao mês.
"Acreditamos que a Suzano está bem posicionada para capitalizar um potencial ponto de inflexão no ciclo da celulose. Além disso, com o significativo fluxo de caixa incremental após a ramp-up do Cerrado, vemos indícios, como recompra de ações e aquisições estratégicas menores, mitigando a percepção de deterioração na alocação de capital após os rumores em torno da aquisição da IP", destaca a XP.
Em outubro, a carteira recomendada da XP registrou uma queda de 1%, ante uma variação negativa de 1,6% do Ibovespa no período.
Carteira recomendada do BTG Pactual
A carteira recomendada do BTG Pactual para novembro conta com diversas novidades. As ações da Ambev (ABEV3) foram substituídas pela Localiza (RENT3), em meio às expectativas de resultados sólidos da locadora no 3T24. Além disso, para aumentar a exposição da carteira ao varejo, por conta da forte atividade econômica, a casa adicionou Lojas Renner (LREN3) no lugar de Porto Seguro (PPSA3).
Outra mudança é o retorno das ações da Petrobras (PETR4) ao portfólio. "Os resultados do terceiro trimestre não serão espetaculares, mas o próximo Plano Estratégico de 5 anos apresenta uma relação de risco/retorno atraente. O capex de 2025-26 pode ser reduzido, abrindo caminho para mais dividendos. Além disso, dividendos extraordinários podem ser anunciados este mês. Para criar espaço para a Petro, estamos removendo a Rede D'Or", destaca o relatório.
Em outubro, a carteira recomendada do BTG recuou 1,1% e superou o Ibovespa.
Portfólio indicado do Banco Safra
O portfólio recomendado do Banco Safra para novembro possui três novidades: Suzano (SUZB3), Grupo Mateus (GMAT3) e BB Seguridade (BBSE3), que entraram no lugar de Multiplan (MULT3), Vivara (VIVA3) e Bradesco (BBDC4).
"Estamos retirando Multiplan da carteira após sua performance superior à do Ibovespa no período, para darmos espaço a outros papéis com melhores perspectivas no curto e médio prazos. Retiramos Bradesco da carteira para darmos espaço para papéis que podem sofrer menos em um cenário de juros elevados. Excluímos Vivara da carteira para darmos espaço a Grupo Mateus com o objetivo de obtermos uma exposição mais defensiva ao varejo", explica o Safra.
Em outubro, o portfólio recomendado do Safra registrou uma variação negativa de 1,56%.
Ações para investir do BB Investimentos
A carteira fundamentalista do BB Investimentos para novembro não possui novidades em relação ao mês anterior.
"Partindo para nossas recomendações, optamos por manter inalterada a composição do portfólio fundamentalista do último mês, por acreditar que as teses mais cíclicas permanecerão sob pressão e que a tese de qualidade ainda prevalece, na qual companhias com geração de caixa mais robusta e baixo endividamento se sobressaem. De fato, temos colhido bons frutos dessa abordagem mais conservadora ao longo do ano", destaca a casa.
No mês passado, a carteira de ações para investir do BB Investimentos ficou próxima da estabilidade, em leve queda de 0,08%.