Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Confira como driblar a sazonalidade do mercado

14 nov 2012 - 08h06
Compartilhar

Certamente todo o fornecedor já sofreu com a sazonalidade do mercado. Adaptar-se a esse calendário pode ser um desafio para muitos empreendedores, que não podem sobreviver o ano inteiro de um único picos de vendas. De acordo com Valdir Cavalcante, analista de orientação empresarial do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE), a exportação e o mix de produtos podem ser bons caminhos para o fornecedor que sente no bolso os efeitos desse fenômeno mercadológico.

Adaptar-se a este calendário pode ser um desafio para muitos empreendedores, que não podem sobreviver o ano inteiro de um único picos de vendas
Adaptar-se a este calendário pode ser um desafio para muitos empreendedores, que não podem sobreviver o ano inteiro de um único picos de vendas
Foto: Dreamstime / Terra

Além de trabalhar com o produto no exterior, a empresa pode, por meio de um representante comercial, por exemplo, vender em estados diferentes ao de origem. Alguns produtos sofrem com a sazonalidade local, por isso podem ser trabalhados em outras regiões do País.

Exportação

De acordo com Valdir, exportar não é uma tarefa fácil para as pequenas e médias empresas (PMEs). "Todo o processo é burocrático e com alto custo. Além disso, às vezes o pequeno fornecedor não tem capacidade para produzir o mínimo que um trabalho de exportação exige", explica.

Mesmo com todas as dificuldades e obstáculos que a burocracia impõe, existem formas de o pequeno e médio empreendedor se beneficiar do mercado externo. Uma delas, a mais simples na opinião do consultor, é formar uma associação da produção de determinada mercadoria. "Por meio dessa associação, eles vão conseguir criar um único canal de exportação que sirva para todos. Em vez de cada um deles arcar com as taxas e cada empresa passar por todas as burocracias, eles farão tudo em conjunto em nome da associação, barateando os custos e amenizando a burocracia", esclarece Valdir.

Quando todos os produtores fazem parte de uma associação, eles conseguem produzir em larga escala e atender a exigências do mercado exterior para a compra de mercadoria internacional. Os pequenos fornecedores se unem para atender as demandas e não perder clientes.

Aumento do mix de produtos

Além de usar a exportação, o fornecedor que sofre com a sazonalidade de determinado produto pode aumentar o mix para sobreviver ao fenômeno mercadológico. "Ele vai usar as mesmas máquinas para realizar produtos diferentes que não sofram com a sazonalidade que afeta o principal. Mas é importante que ele faça uso dos mesmos equipamentos. Adquirir mais infraestrutura e deixar outras máquinas paradas é um risco muito grande para os pequenos e médios empreendedores", alerta o consultor do Sebrae.

O empreendedor deve se preparar antes de lançar um novo produto em seu portfólio, diz Valdir. "Lançar uma novidade, seja ela qual for, requer planejamento estratégico e pesquisa de mercado. Não é simplesmente enxergar a necessidade de acrescentar variedade a produção e colocar em prática", explica. "O mercado pode se modificar sem ele perceber. Por isso, é importante se atualizar e consultar a clientela antes de lançar novidades no mix de produtos."

Fonte: Cross Content
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra