Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça 5 funções que o ChatGPT pode ter na sua empresa

De acordo com especialista, ferramenta não deve substituir as pessoas, mas aprimorar sua forma de trabalhar

4 jul 2023 - 06h15
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

A Inteligência Artificial vai substituir as pessoas? Não. Na verdade, a IA não funciona bem sem o capital humano. Uma pesquisa feita pela Resume Builder aponta que o ChatGPT, nova febre no mercado, está sendo usado pelas empresas como uma forma de ajudar os profissionais no desempenho de suas tarefas. 

Segundo os dados, 66% usam a ferramenta para apoiar na escrita de códigos para software, 58% a usa para criação de conteúdo e 57% para suporte ao consumidor.

De acordo com Luis Redda, field sales engineering manager da Harness, unicórnio americano que atua em todo o mundo entregando solução de softwares, para usar o ChatGPT em empresas é preciso ensinar os colaboradores como inserir a ferramenta no fluxo de trabalho. 

“Algumas soft skills são fundamentais para usar o ChatGPT, como ter habilidades de comunicação e pensamento crítico, para propor soluções junto com a Inteligência Artificial generativa”, aponta Redda.

Com potencial para agregar no dia a dia de diversos profissionais, o ChatGPT pode ser integrado ao trabalho em diversos setores. De acordo com Luis Redda, esses são as 5 principais atividades que a ferramenta pode ajudar atualmente:

1. Geração de códigos e desenvolvimento de software

Sem o olhar do desenvolvedor e uma solução robusta de entrega de software, a IA pode ser um risco para a geração de códigos. No entanto, a ferramenta pode ser uma aliada na correção e detecção dos “bugs”, além de auxiliar na geração de códigos de forma mais rápida. 

“O ChatGPT acelera a curva de aprendizado e produtividade de desenvolvimento em cerca de 10 vezes. Sem uma solução robusta e escalável de entrega de software, os riscos de segurança, qualidade e velocidade da entrega em si aumentam. O próprio processo da empresa pode virar um gargalo”, explica o especialista.

2. Análise de dados

Em um processo de análise de grande quantidade de dados, o ChatGPT pode ser usado para organizar informações de forma mais rápida. 

“A IA pode combinar os dados com as tendências do mercado, inclusive, melhorando o processo de tomada de decisão”, explica o manager da Harness.

3. Atendimento ao cliente

O ChatGPT pode ser a primeira porta para clientes de uma empresa. Com ele, é possível lidar com consultas comuns, informando sobre produtos e tirando dúvidas. Em paralelo, a ferramenta também pode ser configurada para o suporte técnico dos produtos, ajudando os clientes a resolver problemas. 

“Essa entrega é ágil e melhora a satisfação do consumidor. Vale ressaltar, isso não elimina a necessidade do atendimento humano, mas direciona melhor a operação e organiza os canais de atendimento, colocando o profissional em um lugar de monitoramento das ações.”

4. Geração de leads

Interagindo com visitantes  no site ou acompanhando tendências, o ChatGPT pode ser um importante aliado do Marketing Digital. 

“A ferramenta pode ajudar na coleta de dados e no cruzamento de informações, o que permite um atendimento personalizado. Desta forma, a IA pode direcionar uma campanha diferente para cada tipo de usuário de acordo com suas preferências”, diz ele.

5. Feedbacks

Por fim, o ChatGPT pode ser um aliado no acompanhamento da qualidade do serviço oferecido ao consumidor. Ele pode ser programado para pesquisar na base de clientes um feedback sobre o produto ou serviço e entregar informações com análises sobre os resultados para o tomador de decisão. 

“Esse processo é simples e permite que a empresa atue corrigindo com eficiência seus principais erros, impactando diretamente na experiência do consumidor”, finaliza Luis Redda.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade