Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça a moeda da Tailândia, um sucesso no turismo asiático

9 nov 2012 - 07h13
Compartilhar

Riqueza cultural, belas paisagens e culinária exótica. Os três elementos fazem parte da Tailândia, país campeão do turismo no sudeste asiático. As famosas Koh Phi Phi e Phuket estão entre os destinos mais procurados por quem busca sair da rotina. Rumo ao norte, o turista deixa as areias finas e brancas para dar espaço à religião: a tradição budista é cultivada em cidades sagradas como Ayutthaya e nos templos de Chiang Mai. Uma coisa é certa: a Tailândia deve estar nos planos de quem sonha com uma viagem diferente.

Tailândia é o destino mais procurado entre os países do sudeste asiático
Tailândia é o destino mais procurado entre os países do sudeste asiático
Foto: Shutterstock

Circular pelas bancas do comércio tailandês é garantia de se deparar com o colorido do baht. A moeda local é bastante desvalorizada: com R$ 1, é possível comprar cerca de 15 bahts. Mas, como o dinheiro tailandês é bastante exótico - dificilmente pode ser encontrado no Brasil -, a dica para o período que antecede o embarque é economizar em dólares ou euros. De um ano a seis meses antes da viagem, vale começar a fazer o câmbio: a prática ajuda a fugir da flutuação. Comprando um pouco a cada mês, o turista consegue fazer uma média da cotação, evitando surpresas nos dias próximos à viagem.

"Na chegada ao país, o ideal é trocar apenas uma pequena quantidade da moeda que levou, já que as casas de câmbio dentro dos aeroportos cobram taxas maiores", recomenda o diretor geral da agência de viagens Aurotur, Otaviano Artese. Trocas posteriores devem ser feitas em locais indicados pelo guia ou por profissionais do hotel em que o turista estiver hospedado. Caixas eletrônicos são outra opção para fazer o câmbio. Levar cartões pré-pagos também pode ajudar na hora de fazer compras maiores, enquanto o cartão de crédito pode ser uma saída na hora do aperto.

É preciso procurar por bahts já na chegada ao país. "É muito difícil alguém aceitar moedas estrangeiras, o pagamento sempre é feito em bahts. Também não dá para contar com traveller checks. O importante é ter sempre em mãos cédulas menores da moeda local, que podem ser usadas em trocos, corridas de táxi e outras pequenas despesas", diz o diretor da Aurotur. Para conseguir cédulas maiores, Artese recomenda buscar mercados de rua e lojas de conveniência. "Sugerimos comprar algo barato com uma cédula de 500 e receber o troco em cédulas menores", acrescenta.

Notas da moeda tailandesa vão de 20 a mil bahts

Criado em 1897, o baht é dividido em notas de 20, 50, 100, 500 e mil. Também há moedas de um, cinco e 10 bahts. Com menor frequência, é possível encontrar moedas de dois bahts. O satang é o equivalente ao centavo brasileiro - vai de um a 100, dividido em moedas de um, cinco e 10 satangs. "Hoje é mais difícil encontrar moedas de satangs. Elas são mais comuns em supermercados, mas não estão tão presentes no restante do comércio", diz.

Depois do planejamento financeiro, é importante reservar tempo para conhecer alguns pontos turísticos imperdíveis. Vale a pena começar o passeio pela metrópole Bangkok, conhecida como a Cidade dos Anjos. "Ela é dividida em duas partes: a Cidade Velha, com seus templos e palácios do século 18, e a Cidade Moderna, à beira do Rio Chao Praya (Rio dos Reis), cheia de arranha-céus e centros comerciais. Bangkok possui uma vida noturna bastante agitada, e é um excelente lugar para compras", diz. Entre os lugares que devem estar no roteiro, Artese recomenda o Palácio Real, o Templo do Buda de Esmeralda (Wat Phra Kaew), o Templo do Buda de Ouro, o Museu Nacional e o Mercado Flutuante.

Quem quer cultura deve ir até Chiang Mai: fundada em 1296, é conhecida como a Rosa do Norte. "Imensos campos rodeiam a cidade, que encanta com seus maravilhosos templos, jardins e aldeias tribais. É lá que encontramos a escola para elefantes na selva", afirma. Um dos símbolos da Tailândia, as mulheres-girafa ficam em Chiang Rai, cidade também ao norte do país, quase na fronteira com Laos e Myanmar. Elas são famosas pelas várias argolas que ornamentam seus pescoços.

Phuket é a maior e mais conhecida ilha tailandesa. "Praias charmosas, quase intocadas, água azul cristalina e uma vegetação exuberante fazem desse destino um cenário paradisíaco", diz Artese. O agente de turismo afirma que é nessa ilha que estão alguns dos melhores hotéis e resorts da Ásia. A meia hora de lancha de Phuket está Koh Phi Phi. "É um passeio imperdível para quem quer apreciar um dia em meio ao paraíso, nadando em água cristalinas, quase tocando os peixes ou simplesmente se deliciando com um almoço típico tailandês à beira-mar", recomenda. Com clima tropical e temperaturas entre 20ºC e 32ºC, a Tailândia é um bom destino de dezembro a março. Mas vale lembrar que é necessário fazer a vacina contra febre amarela para visitar o país.

Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra Cartola - Agência de Conteúdo - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra