Conheça CEOs que atuam em áreas diferentes da sua formação
Eles decidiram empreender em áreas que não estavam diretamente ligadas aos cursos superiores que fizeram
Falar em transição de carreira hoje parece algo mais fácil e próximo da realidade do que era há alguns anos, principalmente depois do boom do mercado tech que impulsionou muitas pessoas a migrarem de área em busca das boas oportunidades salariais que o setor oferece, mas muito antes disso alguns executivos decidiram empreender em áreas que não estavam diretamente ligadas aos cursos superiores que fizeram.
Um exemplo é Paulo Fontes, cofundador e co-CEO da Konsi, startup baiana que quer ajudar o consumidor a descobrir juros mais baixos de consignados, sempre teve o desejo de empreender, mas começou sua trajetória profissional em um mercado completamente diferente. Engenheiro civil por formação, começou a expandir seus horizontes com um MBA executivo em que aprendeu muito sobre gestão.
“Eu estava muito bem profissionalmente, até com expectativas sólidas de promoção, atuando em uma grande empresa, mas esse MBA reforçou essa minha inquietação e desejo de começar algo novo. Um amigo me convidou para um novo empreendimento em financiamento de imóveis, que também dependia do relacionamento com a construção civil que eu tinha. Enxerguei que era a hora de plantar a sementinha do que eu sempre sonhei em fazer e me joguei de cabeça", lembra ele.
"Foram muitos desafios, não foi fácil, mas não me arrependo em nenhum momento. Fomos formatando nosso modelo de negócio conforme víamos gaps e dores dos clientes em consignados até chegarmos no que a Konsi é hoje, que só foi possível com bastante investimento em tecnologia”, explica Paulo.
Rodeada de empreendedores
Outra executiva que resolveu empreender em uma área diferente foi Luciana Carvalho. Psicóloga de formação, atualmente ela é CEO da Chiefs.Group, HRtech de Open Talent Economy no Brasil, conectando executivos seniores às empresas para trabalharem sob demanda, por meio de soluções flexíveis.
“Quando me formei em psicologia, cheguei a trabalhar um tempo no setor da saúde, mas não durou muito. Logo conheci a área de Recursos Humanos, o famoso RH, e me apaixonei. Foram mais de 15 anos de experiência, atuando em empresas como Ambev, Movile e Sinch, uma multinacional sueca com presença em 63 países, na qual eu fui responsável por construir uma cultura organizacional global. Como eu sempre estive rodeada de empreendedores e empreendedoras, esse desejo de empreender foi crescendo dentro de mim, quase como se um bichinho tivesse me picado. Quando minha filha nasceu, em 2020, essa vontade de deixar um legado foi aumentando cada vez mais. E foi assim que meu caminho e o da Chiefs.Group se cruzaram”, relata a CEO e cofundadora da HRtech.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.