Conheça os 5 golpes que estão apavorando o TikTok
Veja quais as modalidades de fraudes aplicadas pelos criminosos para conseguir acesso às informações dos usuários
Bastaram seis anos para o TikTok ser um enorme sucesso e tornar-se o app mais baixado no Brasil, segundo o último relatório da Data.ai. Isso, obviamente, atraiu a atenção dos cibercriminosos, sempre em busca de uma oportunidade para roubar.
Os golpes podem facilmente alcançar vítimas que estão desprevenidas e, muitas vezes, fazem com que elas percam dinheiro, sua conta ou, até mesmo, prejudiquem sua reputação.
Com consultoria da ESET, empresa em detecção proativa de ameaças, separamos 5 tipos de golpes mais comuns que acontecem no TikTok neste exato momento.
1. O novo golpe das criptomoedas
Quem não quer ficar rico rapidamente e sem esforço, não é mesmo? Pois é, mas quem tem esse tipo de pensamento acaba virando alvo de criminosos que “ensinam” a ficar rico rapidamente.
“As criptomoedas cresceram (e despencaram) nos últimos tempos. Por isso, é importante parar e pensar por alguns segundos antes de clicar ou avançar. O Elon Musk realmente daria dois milhões de dólares em Bitcoin de presente para estranhos aleatórios?”, idaga Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET.
2. Phishing do TikTok
Muitos e-mails e mensagens de SMS são enviadas aleatoriamente com um único intuito: cair na caixa postal de um usuário do TikTok. Estas mensagens oferecem o selo de verificação da conta, mais seguidores ou até mesmo um patrocínio.
Porém, uma vez que a pessoa que a recebe clica no link enviado, ela será redirecionada para um site que solicita as informações de login do perfil. Se a vítima não tiver a autenticação de dois fatores (2FA) habilitada, os cibercriminosos passarão a ter controle total da conta, podendo até mesmo bloquear o usuário verdadeiro.
3. Contas de bots no TikTok
Os bots (pequenos “robôs” virtuais) criam contas no TikTok com o único intuito de interagir com usuários específicos, com a intenção de fazê-los acreditar que estão falando com uma pessoa real.
“Esses bots podem pedir informações confidenciais às vítimas ou até mesmo sugerir para que sejam redirecionadas a um site fraudulento que tenta roubar informações deles ou instalar malware em seus telefones.”
4. Aplicativos falsos de pirataria
Sempre redobre a atenção quando fizer o download de um aplicativo cujo link é fornecido via TikTok. Muitos desses apps são falsos, especialmente se oferecidos em contas que alegam serem apps pagos que podem ser baixados gratuitamente. Nunca acredite em quem faz pirataria.
No fim, você pode acabar com um malware instalado em seu dispositivo.
5. O golpe das falsas celebridades
Esse golpe tem se tornado muito frequente, como no recente caso da mulher de Osasco que perdeu mais de R$ 200 mil para um falso Johnny Depp. Os criminosos simplesmente duplicam o conteúdo de alguma celebridade para enganar suas vítimas.
“A intenção é conseguir o maior número possível de seguidores e, antes de serem descobertos e reportados, usar a plataforma para promover mais golpes.”
As dicas do especialista pra você se defender
Ao contrário do que se imagina, não é tão difícil roubar o ogin de uma conta do TikTok, especialmente se o usuário não usar a autenticação de dois fatores.
“Embora roubar o login do TikTok de uma pessoa pareça ser difícil de conseguir, é sempre bom lembrar o quão importante é ativar a autenticação de dois fatores para proteger as contas. Ativar essa proteção extra ajuda a manter os cibercriminosos limitados caso eles roubem o código de redefinição enviado ao seu celular, pois eles também precisarão do código enviado ao seu endereço de e-mail para acessar uma conta”, diz Amaya.
Apesar de ser óbvio, é sempreimportante relembrar que o TikTok, assim como todas as outras plataformas, nunca se comunicará para solicitar detalhes da conta, senha, código de acesso exclusivo ou qualquer outro método de verificação.
Caso seja tarde demais e você tenha se tornado vítima de um golpe no TikTok, veja neste link como proceder para resolver o problema.