Consulta ao lote extra do PIS é liberada; veja como checar
Abono será pago a mais 2,7 milhões de trabalhadores que tinham inconsistências no cadastro que foram corrigidas
A consulta para o lote extra do pagamento do PIS (Programa de Integração Social) foi liberada a partir desta quarta-feira, 5, pela Caixa Econômica Federal. Desta vez, 2,7 milhões de trabalhadores vão receber o pagamento após novo cruzamento de dados.
Os beneficiários do lote extra foram incluídos após correção dos dados enviados pelos empregadores por meio da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do eSocial. Divergências em cadastros foram atualizados, identificando milhões de trabalhadores que tinham direito, mas não receberam nos lotes anteriores.
O abono do PIS 2023 é pago usando como referência o ano de trabalho de 2021. O pagamento do lote extra será feito entre os meses de abril e julho (veja o calendário de pagamento mais abaixo).
Quem tem direito?
Tem direito ao abono o trabalhador que, em 2021:
• Exerceu atividade remunerada com carteira assinada por pelo menos 30 dias;
• Recebeu, em média, até dois salários mínimos;
• Está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
• Teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Rais e no eSocial.
Como consultar?
A consulta para checar se o trabalhador tem direito ao pagamento do PIS pode ser feita em várias formas, pelos aplicativos Caixa Tem, Caixa Trabalhador e da Carteira de Trabalho Digital; pelo telefone da Caixa 0800-7260207 e pelo portal gov.br.
Na Carteira de Trabalho Digital, após o login, é possível consultar se há direito ao abono clicando na aba "Abono Salarial". O aplicativo mostra se o trabalhador receberá o valor ou, caso não tenha direito, mostra por qual critério o trabalhador deixou de ter direito.
Quais as datas e como é feito o pagamento?
Os valores serão depositados a partir do dia 17 de abril. O pagamento é feito por depósito em conta. Para clientes da Caixa, será pelo Caixa Tem, nas lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui.
Veja o calendário de pagamento:
Nascidos entre janeiro e junho: recebem a partir de 17 de abril
Nascidos entre julho e agosto: a partir de 15 de maio
Nascidos entre setembro e outubro: a partir de 15 de junho
Nascidos entre novembro e dezembro: a partir de 17 de julho