Coroação de Charles tem gasto milionário para os cofres públicos britânicos; confira
Alto valor da cerimônia faz com que alguns contribuintes se revoltem com o fato de o dinheiro público ser usado com a realeza
A coroação do Charles III terá um impacto milionário para os cofres públicos do Reino Unido. A cerimônia ocorre neste sábado, 6, em Londres, e conta com membros da família real britânica, líderes de Estado - como o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - e famosos, como a cantora Katy Perry.
Segundo o The Sun, um dos principais tabloides do país, é previsto que o evento tenha um custo de 100 milhões de libras (aproximadamente R$ 624 milhões pela cotação atual).
O número fechado e confirmado, porém, deve ser divulgado apenas no próximo ano, junto com as finanças da família real.
Quem pagará pela festividade será o próprio cidadão britânico, já que a coroação é custeada por recursos dos cofres públicos do Reino Unido.
Lidando com números altos de inflação, o alto valor da cerimônia faz com que alguns contribuintes se revoltem com o fato de o dinheiro público ser usado com a realeza - é o que aponta uma pesquisa feita com britânicos.
O levantamento revelou que 50% da população não concorda que eventos da família real sejam custeados com recursos públicos.