CORREÇÃO (OFICIAL)-Exportação de níquel e cobre da Appian Capital Brazil recua 6% no 1º semestre
O fundo de private equity britânico Appian Capital Brazil exportou 103,047 mil toneladas de concentrado de cobre e níquel sulfetado no primeiro semestre, queda de aproximadamente 6% ante o mesmo período do ano passado, conforme informou em nota à Reuters nesta quinta-feira.
A queda se deu em virtude de uma estratégia de distribuição de produto durante o ano, explicou a companhia, pontuando que mantém seu plano de embarques conforme o planejado.
Com cinco anos de atuação no mercado brasileiro, o fundo é responsável pela gestão de dois ativos no país: Atlantic Nickel, produtora de concentrado de níquel sulfetado, e Mineração Vale Verde, produtora de concentrado de cobre.
"Seguimos focados no crescimento, e nossa performance no primeiro semestre evidencia a nossa excelência operacional na extração de cobre e níquel, importantes minérios para a transição energética mundial, assim como o compromisso com a segurança", disse em nota o CFO da Appian Capital Brazil, Milson Mundim.
"Operamos com nossa capacidade máxima, sempre de forma segura e integrada ao meio ambiente e às comunidades do entorno."
Os volumes exportados seguiram para América do Norte, Europa e Ásia, informou a companhia.
Durante a primeira metade do ano, a companhia destacou que foram utilizados navios otimizados para exportação de minerais à Ásia e Europa, reduzindo o custo de frete, o que reflete em eficiência na operação logística do fundo.
A Mineração Vale Verde exportou 43.745 toneladas de concentrado de cobre produzido na mina Serrote no primeiro semestre. Os navios partiram do porto de Maceió com destino à China.
Já a Atlantic Nickel embarcou 59.302 toneladas de concentrado de níquel sulfetado. Os navios seguiram do Porto de Ilhéus (BA) para o Canadá, para a China e para Finlândia.