Correios e Alibaba miram comércio fácil entre Brasil e China
Meta é que pequenas empresas brasileiras expandam negócios no exterior por meio de acordo com chineses
Os Correios e o Alibaba Group assinaram hoje um memorando de entendimento com o objetivo de facilitar o comércio internacional entre o Brasil e a China.
A idéia é ajudar empresas brasileiras, principalmente as micro, pequenas e médias, a ter acesso ao mercado chinês, por meio das plataformas do Alibaba Group, que inclui os sites Alibaba.com, AliExpress e Tmall.com, e do Alipay (serviço de pagamentos online), além de melhorar os procedimentos de logística entre os dois países.
O mercado de comércio eletrônico entre o Brasil e a China vem crescendo nos últimos anos e, no fim de 2013, o Alibaba.com já tinha mais de dois milhões de membros registrados no Brasil. Por isso, o grupo pretende colaborar para que as pequenas empresas brasileiras expandam negócios no exterior por meio do comércio com a China. Os Correios são responsáveis pela entrega de 75% das encomendas internacionais no Brasil.
A cerimônia de oficialização do acordo ocorreu no Palácio do Planalto, com a presença da presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, do presidente da China, Xi Jinping, do presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, e do diretor da Alibaba, Michael Lee.