Criptomoedas: o que são, como investir e quais estão em alta?
Rodrigo Soeiro, especialista em criptomoedas, respondeu às dúvidas mais comuns sobre este tipo de investimento
Muito se ouve falar sobre as criptomoedas, os ativos financeiros que vieram transformar o universo dos investimentos. Contudo, para muitos brasileiros o assunto ainda vem cercado de dúvidas: o que são essas tal criptomoedas? O bitcoin e a criptomoeda são a mesma coisa? Como eu faço para investir nesse tipo de ativo?
Para responder todas essas perguntas nós conversamos com o Rodrigo Soeiro, que é especialista no assunto, CEO e fundador da Monnos. Confira abaixo a entrevista em formato ping pong:
O que são criptomoedas?
"Criptomoedas são ativos com valor financeiro obtido a partir da oferta e demanda na criptoeconomia. Superficialmente pode-se comparar com o real e o dólar, porém completamente digitais, virtuais e sem fronteiras, são moedas descentralizadas.
Atualmente, criptomoedas já são utilizadas no cotidiano de pessoas em todo o mundo, inclusive no Brasil, para fazer compras e pagar contas, como se faz com qualquer outra moeda.
Existem cartões de crédito/débito que permitem o pagamento em criptomoedas, como o Monnos Card."
Criptomoedas e bitcoin são a mesma coisa?
"O Bitcoin é uma das mais de 10.000 criptomoedas que existem no mundo. É a mais famosa e relevante por ter sido pioneira e carregar uma proposta de descentralização, aliada a um modelo técnico não inflacionário que lhe remete clara condição de 'reserva de valor' para investimentos de médio e longo prazo. Desde sua criação em meados de 2008 até hoje, o bitcoin saiu de zero a US$ 44 mil.
Hoje, muitas pessoas investem em Bitcoin. Ou seja, elas compram Bitcoin e no futuro vendem por um valor mais alto do que o que pagaram.
Vale observar que as criptomoedas, além de serem usadas como moedas para fazer pagamentos e compras, também têm valor por si só - assim como o ouro."
Quais são as criptomoedas mais em alta no momento?
"O Bitcoin é líder entre as criptomoedas, mas não é onde se obtém os maiores retornos em curto tempo. Tudo depende de sua estratégia de investimento, mas as moedas que estão em alta em um contexto de projetos robustos são:
- A Cardano, que valorizou 600% só nos primeiros meses de 2021;
- A Ethereum, que é a segunda mais relevante após o Bitcoin;
- E temos a Polkadot, que vem crescendo com velocidade impressionante."
Como uma pessoa pode investir em criptomoeda?
"Para investir, é preciso abrir uma conta em uma exchange, que são corretoras de moedas virtuais.
Muitos brasileiros estão se interessando e fazendo seus primeiros investimentos em criptomoedas neste ano. Apenas para ter uma ideia, cerca de 38,5% dos brasileiros que hoje têm criptomoedas por meio da Monnos nunca haviam investido antes.
Já entre os investidores de fora do Brasil, a grande maioria (96,3%) já havia investido em criptomoedas antes."
Ranking das 10 criptomoedas mais promissoras para investir
Posição / Criptomoeda
1 - Bitcoin (BTC)
2 - Ethereum (ETH)
3 - Polkadot (DOT)
4 - Cardano (ADA)
5 - Binance Coin (BNB)
6 - Uniswap (UNI)
7 - PancakeSwap (CAKE)
8 - Theta (THETA)
9 - Avalanche (AVAX)
10 - Compound (COMP)