Cupom de desconto é forma de 'pechincha virtual': Veja dicas para economizar
Tradicional no formato físico nos EUA, cupons de desconto caíram no gosto do brasileiro com o boom do e-commerce durante a pandemia
Ao comprar pela internet, um novo campo surgiu nas páginas de pagamento de e-commerce dos mais diversos segmentos nos últimos tempos: a área do cupom de desconto. Queridinho dos brasileiros, a economia que o cupom gerou nas compras em lojas online brasileiras no ano passado ultrapassou os R$ 100 milhões.
E não é só: o mercado de cupons, no total, gerou mais de R$ 11 bilhões em vendas para o comércio brasileiro em 2022. Isso porque os descontos estimulam os gastos, já que acende no consumidor o senso de urgência — pois, muitas vezes, esses cupons e promoções são limitados. Os dados são de um levantamento de dados feito pelo Cuponomia.
Nos EUA, os cupons físicos são velhos conhecidos dos estadunidenses, que destacam as promoções de jornais e revistas e levam aos estabelecimentos para economizar. Já no Brasil, a prática tende a se limitar ao ambiente digital, com a pandemia da covid-19 como principal impulsionadora do mercado nos últimos tempos.
"O cupom vem para substituir a pechincha que acontece nas lojas físicas. Na internet, você não tem um vendedor para negociar o valor da compra, mas tem um cupom que pode te garantir um desconto", diz Ivan Zeredo, diretor de marketing do Cuponomia.
Dicas para encontrar cupons de desconto
Para economizar, as dicas de quem trabalha na área são procurar cupons em fóruns nas redes sociais, grupos de mensagens voltados para descontos e também nos sites e perfis das empresas.
Há, também, sites especializados em juntar esses cupons e atualizá-los conforme mudanças aconteçam, como o Cuponomia.
Com esses "truques", é possível economizar até 50% o valor total da compra.
Cashback também em alta
No Brasil, quase 6,5 milhões de empresas já oferecem cashback, segundo dados do Sebrae. A dinâmica da estratégia é simples: você recebe uma parte do dinheiro da compra de volta, para gastar como quiser.
"O percentual dado como recompensa pela compra varia de empresa para empresa e, neste sentido, o cenário é bastante amplo e criativo", diz Aluisio Diniz Cirino, CEO da Lecupon. "Programas de milhas e de pontos são exemplos de modalidades usadas como cashback".
Nos últimos 12 meses, a Lecupon observou um aumento de 251% na compra com desconto e 265% com cashback.
É possível receber cashback ao fazer compras no débito, pagar contas ou comprar em lojas online que ofereçam o benefício.