Custo zero: saiba como empreender em 2023 sem investimento
Especialista em marketplace oferece 5 dicas para abrir o próprio negócio digital sem capital ou estoque
Em um país em que empreender é uma tarefa muito difícil, esse caminho necessário para milhões de brasileiros acaba se tornando árduo, mas desistir não é uma opção. Além do mais, para muita gente tronar-se o próprio chefe é mais do que um sonho, é uma necessidade.
Segundo pesquisa recente da Creditas, em parceria com a Open Box, mesmo diante de um cenário econômico desafiador, o brasileiro está esperançoso em 2023: 54% fizeram o pedido de crédito para expandir o negócio, 41% para obter capital de giro, 31% para abrir o negócio e 7% para evitar a falência.
Mas como empreender quando o saldo da conta bancária não ajuda muito? Segundo o especialista em marketplace Alex Moro, da escola online Efeito Empreendedor, é possível empreender em 2023 sem capital ou estoque, com custo zero e apenas conhecimento e estratégia no segmento.
O próprio Moro lista cinco dicas para você empreender sem investimento e até mesmo sem estoque.
1. Escolha o produto certo para você
“Engana-se quem pensa que para começar a vender em marketplace é necessário um produto diferente, high-tech ou um grande estoque. O item ideal não é aquele que está todo mundo vendendo ou uma tendência do mercado, mas sim aquele em que o vendedor conseguiu testar na plataforma e entender sua demanda antes de investir em grandes estoques. Eu sempre recomendo aos meus alunos: comece por produtos que você tenha aptidão. Se você gosta de maquiagens, por exemplo, comece por aí”, orienta Alex Moro.
Para o especialista, a melhor parte de começar a empreender com marketplace é a possibilidade de começar um negócio digital sem tirar um real do seu bolso. E uma boa estratégia inicial é anunciar a venda de produtos usados.
“Se você tem produtos na sua casa que estão 60 dias sem uso, este produto será muito mais útil para outra pessoa e ainda vai te gerar renda. Com base nessa estratégia, além de ajudar outra pessoa a adquirir aquele produto em condições mais acessíveis, o empreendedor ainda começa sua loja online sem investimento inicial e tendo já suas primeiras impressões de todo o processo de venda nesse segmento: venda na plataforma, possibilitando que a jornada de aprendizado seja mais intensa, sabendo onde clicar, como falar com o comprador, como imprimir a etiqueta de envio, como enviar para o Correio e todas as pequenas funções que vão se desenvolvimento e se aprimorando dia após dia, com a mão na massa”, comenta.
2. Faça pesquisa de mercado online e offline
“Com o segmento e o produto escolhido, chegou a hora de ver as demandas no canal de vendas. Como os concorrentes têm trabalhado esse produto? Como estão os anúncios deles? Existem algumas ferramentas que ajudam muito os empreendedores de marketplace a identificar a demanda de mercado e a analisar como eles estão performando. É o caso da Melibox - ferramenta de análises homologada pelo Mercado Livre, Google Trends e Nubmetrics. Com essas ferramentas, é possível fazer todo um estudo de mercado para analisar a performance do produto online”, orienta o especialista em marketplace.
Depois da pesquisa e dos testes de performance, o próximo passo é identificar se há o produto em uma loja física próxima, para ganhar velocidade na entrega.
“Vá às lojas próximas à sua residência para verificar se tem o produto disponível. Assim, quando a compra na sua loja online for concluída, você sabe aonde ir com agilidade para que a entrega seja feita o quanto antes”, sugere Moro.
É preciso esclarecer, no entanto, que empreender sem estoque não é a mesma coisa que dropshipping, que virou febre nos marketplaces atuais.
“O dropshipping ou remessa direta é uma técnica de gestão da cadeia logística na qual o revendedor não mantém os produtos em estoque, mas oferta e comercializa produtos que estão no estoque do fornecedor em qualquer lugar do mundo, seja de um fornecedor local ou até mesmo da China. O que ensino é que o empreendedor se torne é um Representante Comercial, que se baseia em adquirir um produto de um comerciante local após realizar a venda online do mesmo, ganhando agilidade e facilidade para enviá-lo para o cliente, fazendo o processo de embalagem e envio como se ele estivesse em um estoque próprio. Essa estratégia serve para os vendedores iniciantes testarem produtos em potencial para vender no seu canal de venda e para validar novos produtos que deseje vender e agregar no seu estoque posteriormente”, ressalta Moro.
3. Crie anúncios atraentes no marketplace e faça testes
“No marketplace, um ponto crucial para gerar vendas é saber fazer um bom anúncio. Invista em palavras-chave relevantes nos títulos, fotos em alta resolução, descrição bem trabalhada, preencha todos os dados na ficha técnica e tudo o que for solicitado pelo marketplace. Vá criando iscas para diversos públicos e diversos benefícios e características do produto e analise o anúncio que melhor performa”, diz ele.
“Além disso, saber mexer com o algoritmo do canal de venda irá te beneficiar ainda mais. Eu desvendei mais de 30 características do algoritmo do Mercado Livre, por exemplo, que consiste em práticas estratégicas na plataforma que vão agregar cada vez mais no seu crescimento. Uma dica de mexer com o algoritmo por exemplo, é estreitar o seu vínculo com o marketplace e ser um excelente vendedor ― não faça esqueminhas para vender enviando links do anúncio para amigos, por exemplo, você pode ser bloqueado pelo algoritmo imediatamente ― use cada vez mais os serviços disponibilizados pelo marketplace, faça kits de produtos, invista em vídeos e siga sempre às regras estipuladas pelo canal de venda”, ensina o especialista.
4. Precifique abaixo do valor para alavancar as primeiras vendas
“Anuncie abaixo do preço de mercado, talvez até a preço de custo, apenas para validar essas primeiras vendas e conquistar a reputação necessária no marketplace. Ao realizar uma venda, vá até a loja mais próxima que possui o produto, compre, embale e envie para o cliente. Neste momento você não irá ganhar dinheiro, você irá separar o que chamamos de ‘verba de validação’, que é o dinheiro destinado a essas pequenas ações para encontrar o produto certo para vender no marketplace”, orienta Moro.
5. Reinvista o lucro
“Aqui está o pulo do gato quando eu digo que não é necessário ter um investimento inicial para empreender no marketplace. As suas primeiras vendas foram feitas vendendo produtos usados online. Agora, com produto e público estabelecidos e os primeiros produtos usados vendidos, chegou a hora de você reinvestir o que ganhou nas primeiras vendas para comprar o seu primeiro mini-estoque e fazer a sua loja online girar. Mas não cometa o erro de comprar muitos produtos. Compre apenas o suficiente para mais algumas semanas, até que o volume de vendas se consolide e você possa dar saltos maiores”, finaliza Alex Moro.