Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Custos de energia empurram inflação na Espanha a pico em 29 anos, ameaçando recuperação econômica

28 out 2021 - 10h21
Compartilhar
Exibir comentários

A inflação na Espanha bateu o maior patamar em 29 anos em outubro, com os preços ao consumidor do país em salto de 5,5% na comparação anual, mostraram dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE) nesta quinta-feira, ameaçando a recuperação econômica.

Consumidor faz compras em mercado de Madri
14/03/2020
REUTERS/Javier Barbancho
Consumidor faz compras em mercado de Madri 14/03/2020 REUTERS/Javier Barbancho
Foto: Reuters

A inflação acelerou ante taxa de 4,0% em setembro e está no ritmo mais rápido desde setembro de 1992, quando a peseta enfraqueceu em relação ao marco alemão e o aumento dos preços atingiu 5,8%.

O que impulsionou o aumento foram os custos de energia e, em menor medida, os preços dos pacotes de férias e de combustíveis e lubrificantes para veículos.

O aumento dos preços da eletricidade desempenha um papel tão importante que a diferença em relação ao núcleo da inflação, que exclui energia e alimentos, é a maior desde o início dos registros, em 1986.

A inflação tem subido em toda a zona do euro nos últimos meses, mas em menor grau. A taxa anual harmonizada da região foi de 3,4% em setembro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade