Da periferia aos negócios: a trajetória do multifuncional Adilson Batista
Empresário e fundador da Adbat, bem como de outras empresas, trilhou a carreira de executivo por quase uma década em grandes agências
De origem humilde, com ensino fundamental e médio em escola pública, Adilson Batista, 47, é hoje uma combinação de visionário do mundo digital com mestre do marketing. Não à toa, sua carreira é marcada por extensa experiência prática e posições de liderança ao lado de players globais no cenário tecnológico e publicitário.
Formado em service design pelo Istituto Europeo di Design, o empresário é fundador da Adbat, consultoria completa de transformação de negócios (e de outras companhias) e, atualmente, segue à frente dos próprios negócios, que flutuam entre a tecnologia, o marketing e o design e serviços, atuando como consultor de grandes empresas, entre elas: Agência Africa Creatives, Grupo RBS, CVC, Construtora Patriani, Grupo Piselli e FreeBrands. Inclusive, sobre esta última, trabalhou desde a concepção da marca FreeCô, primeiro bloqueador de odores sanitários do Brasil.
O início: entre falência e transformações
Começou sua trajetória profissional aos 16 anos, no caminho das tecnologias digitais. Trabalhou na introdução da marca taiwanesa D-Link no Brasil, operando em projetos que envolviam os primeiros provedores de acesso à internet no país.
Aos 19, montou sua primeira empresa no mesmo ramo, mas quebrou financeiramente um ano depois. Ao sentir o golpe, o momento foi propulsor para a sua total reinvenção no universo do empreendedorismo.
Tornou-se executivo da Tesla, companhia pioneira na construção de sites no Brasil, aos 26 anos e, assim, trilhou esse percurso até os 34. Foi quando chegou a comandar grandes agências no Brasil, assumindo a vice-presidência da Wunderman e o cargo de diretor de estratégia digital da então Young & Rubicam, atual VMLY&R. Decidiu, na sequência, montar a própria consultoria, a Adbat, em 2010.
Após fusões e aquisições, constituiu a agência Today, que foi considerada pela consultoria internacional Scopen a segunda melhor do Brasil, no ano de 2018. “Entramos até mesmo para o Guiness Book of Records com um projeto para a Mercedes-Benz”, relembra ele.
Em paralelo à Today, manteve a atividade de consultor de empresas com a Adbat.
As origens
Adilson Batista nasceu em uma família humilde da periferia de São Paulo, com pais semianalfabetos e muito religiosos. É o irmão mais velho entre cinco. Seu pai era encanador e a mãe sempre foi “do lar”.
“Morávamos em um conjunto habitacional em um dos bairros mais violentos da Zona Leste de São Paulo à época. Tudo naquele local era escasso e muito precário. Conseguir estudar era um luxo. O meu futuro estava predefinido: seria torneiro mecânico, o que os garotos da região que venciam na vida conseguiam ser, ou encanador, seguindo a referência que tinha em casa. O importante era ser honesto e trabalhador, como os meus sábios pais ensinavam”, relata.
Nesse ponto, o empresário concordava com eles, mas achava pouco. Queria muito mais e foi à luta para isso. Chegou a gerenciar 320 trabalhadores diretos.
Os segredos
Casado com Juliana, pai do Francisco e tutor de cinco pets, Adilson afirma que sua maior conquista pessoal é justamente a construção de sua família. Já profissionalmente, é se manter como empreendedor há 14 anos, construindo uma reputação limpa e com o endosso de profissionais importantes ao longo da sua caminhada multifuncional.
“Posso sintetizar que a maior conquista profissional é o meu nome, que considero a minha marca”, destaca.
Para ele, o segredo do sucesso é simples: estudar muito e aplicar tudo na prática, no dia a dia.
“Tive que aprender muito sobre gestão de empresas para não voltar a quebrar. Precisei me reinventar profissionalmente muitas vezes para continuar relevante em um mercado muito competitivo e em constantes mudanças como é o de tecnologia e marketing digital”, conclui.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.