De Manchester United a Real Madrid: conheça as marcas mais valiosas do mundo do futebol
A força da marca das principais equipes é comparada à do Google e da Coca-Cola.
De acordo com a mais recente análise aprofundada da Brand Finance, uma empresa especializada em valuation de grandes marcas, o clube espanhol Real Madrid é a marca mais valiosa do mundo do futebol. Os grandes clubes de futebol, segundo o relatório, "não são simplesmente marcas de entretenimento, mas também marcas de país" que aumentam o PIB e o sentimento de propósito em suas comunidades. A força da marca das principais equipes é comparada à do Google e da Coca-Cola.
O relatório, chamado 'Football 50 2022', foi publicado recentemente e classifica 50 dos principais clubes de futebol por valor de marca (o valor presente dos ganhos relacionados à reputação da marca e os ganhos obtidos por meio da propriedade e controle dos direitos de marca registrada) e força da marca (que mede métricas, incluindo a percepção do público, participação de mercado e medidas de desempenho relacionadas à marca).
A principal constatação é que o Real Madrid, que conquistou os títulos de La Liga e da Champions League na temporada passada, conseguiu outra dobradinha extremamente incomum, ao ser reconhecido tanto como a marca mais valiosa do futebol assim como a marca mais forte do planeta bola. Uma única equipe nunca havia alcançado o topo em ambos os indicadores.
De acordo com a análise, o valor da marca do Real Madrid aumentou 19% ano a ano, para US$1,4 bilhões, impulsionado por uma forte trajetória de receita e uma pesquisa global em que foi apontado como "o melhor clube do mundo". Embora o valor da marca este ano ainda não tenha superado os valores pré-pandemia, ainda assim significa sucesso para uma equipe que, no papel, está aumentando a distância entre eles e o rival de longa data Barcelona na tabela de classificação de La Liga.
A classificação deste ano também reflete essa disparidade, com o Barcelona caindo para o terceiro lugar e sendo superado pelo campeão da Premier League inglesa Manchester City.
De acordo com o levantamento, o Manchester City vem logo atrás do Real Madrid e detém a segunda marca mais valiosa do futebol mundial. O clube que, segundo a Midnite, é o favorito ao título inglês da atual temporada, tem o valor de marca estimado em quase US$1,2 bilhões e ultrapassou o rival Manchester United.
O United, por sua vez, depois de mais uma temporada desastrosa, vê seu valor de marca despencar, saindo do segundo lugar alguns anos atrás para ocupar a quinta colocação no ranking atualmente. Do outro lado do Canal da Mancha, o Paris Saint-Germain viu o valor de marca aumentar em 16%, impulsionado pela chegada de Lionel Messi ao clube.
Gigantes do mundo da bola
Além de Real Madrid e Manchester City, completam o top 10 das marcas mais valiosas do futebol o Barcelona, com valor de mercado avaliado em US$1,19 milhões, o Liverpool, avaliado em US$1,14 bilhões, seguido por Manchester United, Bayern de Munique, com valor de US$1 bilhão, Paris Saint-Germain, avaliado em US$930 milhões, Tottenham Hotspur, US$790 milhões , Chelsea, US$775 milhões, e Arsenal, US$718 milhões.
Em termos de força da marca, que é medida em uma escala de até 100 pontos, o Real Madrid chegou ao primeiro lugar, com 94 pontos, seguido pelo Liverpool FC, com 92,9, Barcelona, com 92,1, Manchester United, com 92 e Bayern de Munique, com 88.6.
Muitos dos clubes viram um aumento na força da marca como resultado de suas reputações melhorarem após o infeliz anúncio da Superliga Europeia, que foi rapidamente abandonada. Por exemplo, o Liverpool experimentou o maior aumento na força da marca entre todos os clubes avaliados graças à sua reversão logo após o incidente da Superliga, que incluiu até mesmo um sincero pedido de desculpas do proprietário do clube, John W. Henry.
Impacto global
Marcas fortes de futebol também têm impacto fora das salas de diretoria dos clubes. De acordo com a pesquisa, o futebol ainda é o esporte mais popular do mundo, e clubes significativos têm um impacto maior na forma como as pessoas veem cidades e nações inteiras do que as marcas corporativas.
Conforme descrito pela diretora da Brand Finance, Teresa de Lemus: "As marcas de futebol não são apenas marcas de entretenimento. Eles também são marcas locais ou marcas do país. E, como tal, fazem parte de uma indústria que contribui muito para o PIB e o sentido de significado dos países. A ligação entre a marca da cidade e a marca do clube é altamente relevante e uma poderosa ferramenta de marketing. Ambos têm a capacidade de atrair turismo, dar visibilidade internacional e impactar um no outro".
Além disso, devido ao amplo apelo do futebol, os times de elite, como Real Madrid e Manchester United, têm algumas das marcas globais mais reconhecidas. Esses clubes "ostentam uma força de marca semelhante à da Coca-Cola e do Google", de acordo com o CEO da Brand Finance, David Haigh, e isso parece prestes a se expandir ainda mais (especialmente nos EUA, com a popularidade do futebol superando recentemente o hóquei no gelo).