Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Decoração de festa é nicho para fornecedores criativos

28 set 2012 - 07h44
Compartilhar

Casamentos, debutantes, batizados ou mesmo aniversários. Não importa a ocasião. Com festas ganhando em sofisticação a cada dia, mais e mais empresas buscam oportunidades para atuar no mercado de provimento de produtos e serviços para essas ocasiões. A artista plástica Ivani Neublum, de São Paulo, é proprietária há 30 anos da Vivo Desejo e se especializou no fornecimento de decoração para eventos (reuniões corporativas, casamentos e aniversários). A ideia do negócio surgiu porque a empresária tinha o costume de fazer a decoração do aniversário das filhas. Em uma das ocasiões, uma prima sugeriu que Ivani transformasse seu talento em negócio.

A Vivo Desejo está no mercado há 30 anos. O principal foco da empresa é o fornecimento de decoração para festas infantis
A Vivo Desejo está no mercado há 30 anos. O principal foco da empresa é o fornecimento de decoração para festas infantis
Foto: Divulgação


"Quando eu comecei, meu foco era no público particular. Depois de um tempo, comecei a focar em bufês. Hoje, voltei a apostar minhas fichas no particular. Mas nunca deixei de atender um ou outro", afirma Ivani.

O foco no público particular foi uma estratégia da empresa para faturar mais. A empresária não revela o faturamento, mas afirma que os bufês pagam 40% do valor total do aluguel de uma mesa de festa infantil, por exemplo, enquanto o contratante particular paga o valor integral. Além disso, as pessoas que a procuram normalmente querem um serviço personalizado, uma decoração única para o evento que estão organizando.

A empresa faz de 220 a 250 eventos por mês. Apesar de trabalhar com decoração para vários tipos de ocasiões, o carro-chefe são as festas infantis. Além da decoração personalizada, a Vivo Desejo possui cerca de 60 modelos de mesas prontas.

Ivani administra a empresa com auxílio do marido, Renato, e das três filhas, Tatiana, Sabrina e Samantha. "Hoje, essa empresa sustenta quatro famílias. Mas conseguimos manter esse movimento porque trabalhamos muito", explica. "O mercado é muito aquecido, com muitos eventos e várias demandas. Só consegue se manter quem se empenha e entrega a decoração que vende, sem surpresas no final. Além disso, criatividade é vital para este modelo de negócio. Os clientes sempre querem coisas novas."

Beatriz Flores

A empresária e bióloga Carol Munhoz, de Santo André (SP), comprou há um ano um negócio que já estava em andamento. O investimento de R$ 250 mil foi feito em uma fornecedora de decoração para eventos, a Beatriz Flores. A empresa estava à venda, pois passava por dificuldades financeiras.

Para colocar a Beatriz Flores nos eixos, Carol, desde então dedica todo seu tempo ao negócio e, além do dinheiro destinado à compra da empresa, investiu mais R$ 150 mil em infraestrutura. A empreendedora pretende ter o retorno de todo o investimento até o segundo semestre do ano que vem, quando a loja estará prestes a completar dois anos de nova gestão.

Atualmente, a Beatriz Flores faz, em média, quatro eventos por final de semana. A empresa ainda participa de decoração de eventos menores, que ocorrem durante a semana e com menos regularidade. Outro nicho que a Beatriz Flores aposta é o fornecimento de flores para empresas. "As empresas abrem uma conta conosco. Nós fornecemos as flores que eles precisam durante todo o mês e, ao final de cada período, emitimos a nota e os valores do que foi consumido", esclarece Carol.

Apesar de trabalhar com vários tipos de eventos, aniversários, casamentos e festas corporativas, a decoração de casamentos é a principal fonte de renda da empresa. De acordo com Carol Munhoz, o faturamento bruto da Beatriz Flores é de cerca de R$ 65 mil por mês.

Fonte: Cross Content
Compartilhar
TAGS
Seu Terra