Decoração de festa é nicho para fornecedores criativos
Casamentos, debutantes, batizados ou mesmo aniversários. Não importa a ocasião. Com festas ganhando em sofisticação a cada dia, mais e mais empresas buscam oportunidades para atuar no mercado de provimento de produtos e serviços para essas ocasiões. A artista plástica Ivani Neublum, de São Paulo, é proprietária há 30 anos da Vivo Desejo e se especializou no fornecimento de decoração para eventos (reuniões corporativas, casamentos e aniversários). A ideia do negócio surgiu porque a empresária tinha o costume de fazer a decoração do aniversário das filhas. Em uma das ocasiões, uma prima sugeriu que Ivani transformasse seu talento em negócio.
"Quando eu comecei, meu foco era no público particular. Depois de um tempo, comecei a focar em bufês. Hoje, voltei a apostar minhas fichas no particular. Mas nunca deixei de atender um ou outro", afirma Ivani.
O foco no público particular foi uma estratégia da empresa para faturar mais. A empresária não revela o faturamento, mas afirma que os bufês pagam 40% do valor total do aluguel de uma mesa de festa infantil, por exemplo, enquanto o contratante particular paga o valor integral. Além disso, as pessoas que a procuram normalmente querem um serviço personalizado, uma decoração única para o evento que estão organizando.
A empresa faz de 220 a 250 eventos por mês. Apesar de trabalhar com decoração para vários tipos de ocasiões, o carro-chefe são as festas infantis. Além da decoração personalizada, a Vivo Desejo possui cerca de 60 modelos de mesas prontas.
Ivani administra a empresa com auxílio do marido, Renato, e das três filhas, Tatiana, Sabrina e Samantha. "Hoje, essa empresa sustenta quatro famílias. Mas conseguimos manter esse movimento porque trabalhamos muito", explica. "O mercado é muito aquecido, com muitos eventos e várias demandas. Só consegue se manter quem se empenha e entrega a decoração que vende, sem surpresas no final. Além disso, criatividade é vital para este modelo de negócio. Os clientes sempre querem coisas novas."
Beatriz Flores
A empresária e bióloga Carol Munhoz, de Santo André (SP), comprou há um ano um negócio que já estava em andamento. O investimento de R$ 250 mil foi feito em uma fornecedora de decoração para eventos, a Beatriz Flores. A empresa estava à venda, pois passava por dificuldades financeiras.
Para colocar a Beatriz Flores nos eixos, Carol, desde então dedica todo seu tempo ao negócio e, além do dinheiro destinado à compra da empresa, investiu mais R$ 150 mil em infraestrutura. A empreendedora pretende ter o retorno de todo o investimento até o segundo semestre do ano que vem, quando a loja estará prestes a completar dois anos de nova gestão.
Atualmente, a Beatriz Flores faz, em média, quatro eventos por final de semana. A empresa ainda participa de decoração de eventos menores, que ocorrem durante a semana e com menos regularidade. Outro nicho que a Beatriz Flores aposta é o fornecimento de flores para empresas. "As empresas abrem uma conta conosco. Nós fornecemos as flores que eles precisam durante todo o mês e, ao final de cada período, emitimos a nota e os valores do que foi consumido", esclarece Carol.
Apesar de trabalhar com vários tipos de eventos, aniversários, casamentos e festas corporativas, a decoração de casamentos é a principal fonte de renda da empresa. De acordo com Carol Munhoz, o faturamento bruto da Beatriz Flores é de cerca de R$ 65 mil por mês.