Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Delivery de gasolina: abasteça o carro sem sair de casa

Venda de combustível por delivery ainda é pouco utilizada no Brasil, mas já existe

21 dez 2022 - 06h10
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Adobe Stock

Hoje em dia é possível comprar qualquer coisa sem sair de casa. Mas já pensou em abastecer o carro assim? Sim, o sistema de delivery de gasolina e etanol já funciona no Brasil, mas ainda é pouco conhecido.

Regulamentado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) desde 2021, o sistema de delivery de gasolina e etanol está presente em poucas regiões do Brasil. Com consultoria da Zapay, startup de tecnologia e pagamentos para proprietários de veículos, desvendamos como funciona esse serviço.

Quem pode se favorecer com o serviço

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que a Resolução 858/2021 da ANP regulamenta o abastecimento sem sair de casa apenas para gasolina e etanol, o que significa que não é possívela comercialização a domicílio de outros combustíveis, como diesel, GNV ou outros tipos. 

Mas o posto de combustível que quiser aderir ao modelo de delivery precisa obter uma autorização específica junto à ANP, e deve estar adimplente com o Programa de Monitoramento da Qualidade da ANP (PMQC). As entregas só poderão ser feitas por postos que também funcionam fisicamente, e ficam restritas aos limites do município onde se encontra o varejista. 

A primeira coisa que vem à mente é saber onde encontrar esses postos. Infelizmente, porém, a ANP ainda não disponibiliza no site uma relação oficial com os postos autorizadosa vender combustível via delivery. 

Agendamento da entrega é feito pela internet

Neste primeiro momento, ainda é necessário perguntar no posto perto de sua casa se ele já está atendendo delivery. Em caso positivo, você só pode fazer a compra do combustível através de canais digitais, como sites e aplicativos. É lá que é possível fazer o agendamento de horário para o abastecimento. Todo o pagamento é feito pela plataforma (via cartão de crédito, Pix etc.), incluindo o custo do frete até o local desejado. 

O abastecimento é feito por meio de um pequeno caminhão-tanque com uma espécie de bomba e mangueira parecida com a dos postos, mas há algumas restrições de segurança. O abastecimento deve sempre ser feito em ambiente aberto e ventilado (sendo proibida a ação em locais fechados, como garagens e galpões cobertos). 

Outro requisito é que o local tenha piso impermeável. Também é vedado o delivery de combustível em locais próximos a galerias pluviais e em vias urbanas de trânsito rápido. 

Redação Dinheiro em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade