Demanda de empresas por crédito fica estável em 2013, diz Serasa
Em 2012, a procura por crédito havia recuado 5,2%
A demanda das empresas por crédito registrou crescimento nulo em 2013, na comparação com o ano anterior, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira pela Serasa Experian. Em 2012, a procura por crédito havia recuado 5,2%.
De acordo com os economistas da Serasa, as “sucessivas elevações da taxa básica de juros (Selic), provocando o encarecimento do crédito corporativo, e as incertezas quanto ao cenário econômico doméstico impediram melhor desempenho da procura das empresas por crédito em 2013”.
As grandes empresas exibiram o melhora desempenho na procura por crédito, com alta de 18% em 2013, enquanto as médias empresas tiveram crescimento de 3,8%. Já as micro e pequenas empresas registraram queda de 0,5% na demanda por crédito.
O levantamento também aponta que dois dos três setores econômicos pesquisados exibiram avanço na demanda por crédito ante o ano anterior. As empresas de serviços tiveram crescimento de 3,5% e as empresas industriais apresentaram variação de 1,6% na busca por crédito. Já as empresas comerciais registraram recuo de 3,2% frente ao ano de 2012.