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Golpes digitais intensificam na Black Friday: veja como os consumidores podem se precaver.   Foto: Freepikl

Descontos ou armadilhas? Saiba como evitar golpes na Black Friday

Especialista da 99Pay faz alerta sobre as principais fraudes financeiras e como se proteger

Imagem: Freepikl
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26 nov 2024 - 15h55
(atualizado às 15h55)

A Black Friday, uma das principais datas de vendas do comércio, será nesta sexta-feira (29). A expectativa dos consumidores é de encontrar grandes ofertas em produtos, já que os maiores descontos costumam ocorrer neste período. No entanto, esta também é uma época em que criminosos costumam tentar aplicar golpes financeiros, segundo alertam especialistas. 

De acordo com pesquisa realizada pela Serasa, 78% das pessoas estarão mais atentas a golpes durante o período de ofertas. Além disso, 65% dos consumidores planejam buscar descontos reais nas lojas, enquanto 63% pretendem acompanhar o preço do produto nas semanas que antecedem a Black Friday para se certificar que o desconto vale mesmo a pena. 

Apesar de os consumidores estarem mais atentos, a diretora de Experiência do Cliente da plataforma de inteligência jurídica Jusbrasil, Anelice Costa, reitera que o aumento nas compras online nesta época do ano vem acompanhado de um crescimento nos golpes, tornando essencial que os consumidores verifiquem o histórico das empresas ou fornecedores com quem negociam.

Ela destaca que, na plataforma do Jusbrasil, é possível consultar processos judiciais pelo nome, CPF ou CNPJ, ajudando a identificar possíveis problemas legais. Além disso, há outras formas de se precaver de golpes financeiros. 

Como evitar golpes financeiros na Black Friday?

Os aplicativos das instituições financeiras, como as fintechs, também disponibilizam diversas funcionalidades que operam na prevenção de golpes e fraudes, principalmente relacionados às compras e aos pagamentos.

Entre as principais estão: ativar notificações em tempo real para identificar transações suspeitas com agilidade; permitir a geolocalização do dispositivo, restringindo transações a áreas habituais do cliente; além de estabelecer limites diários para compras e transferências, reduzindo prejuízos em casos de golpes.

Bruno Trigo, gerente Sênior de Risco da 99Pay
Bruno Trigo, gerente Sênior de Risco da 99Pay

Bruno Trigo, gerente sênior de risco da 99Pay, a conta digital da 99, afirma que, especialmente na Black Friday, momento em que as pessoas fazem mais compras por impulso, fraudadores costumam atacar de uma forma mais intensiva. Com isso, o especialista ressalta que o principal cuidado é prestar atenção ao site que você está efetuando a compra.

"É muito comum nessa época do ano a criação de sites falsos, onde fraudadores simulam uma marca de forma bastante convincente e ficam com o dinheiro de vendas de produtos que não existem. Geralmente, esses golpes estão associados a marcas famosas", destaca Trigo. 

Foi exatamente este crime que levou a Polícia Civil de São Paulo a desmantelar uma organização criminosa especializada em fraudes virtuais. Segundo as autoridades, os golpistas enganaram mais de 2 mil pessoas em todo o Brasil. O esquema envolvia a criação de sites falsos de grandes varejistas, onde produtos inexistentes eram vendidos.

Segundo Trigo, esses links de falsos sites de vendas costumam vir, inclusive, das redes sociais, como publicidades no Instagram e mensagens via WhatsApp ou SMS. 

"Se torna fácil você clicar ali e comprar, esse é o golpe número um que acontece na Black Friday". Trigo acrescenta que outro golpe comum inclui o uso de falsos agentes de lojas, que entram em contato pela internet oferecendo cupons e descontos imperdíveis — que, na verdade, são falsos.

99Pay atenta aos golpes 

Preparada para proteger os clientes de possíveis golpes, a 99Pay adota uma série de medidas para evitar as fraudes financeiras. Segundo Bruno Trigo, Gerente Sênior de Risco da conta digital, a empresa estará em alerta para coibir possíveis ações que causem prejuízo financeiro aos usuários. 

"O que provavelmente vai acontecer aqui na 99, e a gente vai estar superatento, são pessoas que vão abordar os nossos clientes fingindo ser a gente, oferecendo uma promoção e dizendo que para ter acesso ao cupom é preciso passar senha", alerta Bruno.

Segundo o especialista, esta é uma tentativa de o fraudador fazer login na conta do cliente e retirar os fundos.

"A gente tem toda a tecnologia para evitar este golpe, e quando a gente percebe um movimento de acesso de um novo dispositivo e movimentação financeira alta, identificamos se é uma fraude ou um comportamento legítimo, para então bloquear a movimentação", diz. 

Cuidado redobrado

Thoran Rodrigues, CEO da BigDataCorp e especialista em segurança digital, explica que: “Por mais que exista um comprometimento por parte do e-commerce com o combate às fraudes e aos golpes, existe uma parte do trabalho de prevenção que precisa ser feito pelos consumidores. Confira as principais recomendações:

  • Atenção aos alertas do navegador: não ignore mensagens e ícones de alerta ao acessar sites suspeitos.
  • Evite links promocionais diretos: acesse promoções diretamente pelo site da loja, evitando clicar em links recebidos por e-mail, SMS ou WhatsApp.
  • Verifique a segurança do site: certifique-se de que o endereço começa com “https” e confira os detalhes do certificado SSL.
  • Confira o endereço do site: desconfie de variações sutis no nome da loja, comuns em sites falsos.
  • Proteja seus pagamentos: prefira cartões virtuais, carteiras digitais ou Pix; evite boletos.
  • Desconfie de descontos exagerados: ofertas muito abaixo do preço podem ser golpes.
  • Denuncie fraudes: informe transações suspeitas ao banco e entre em contato com as lojas pelos canais oficiais. 
Fonte: Conteúdo Patrocinado por 99
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