Descubra quais os 3 principais desafios de um multifranqueado
Para que um multifranqueado possa realmente crescer, ele precisa dar o passo de se distanciar da loja
Multifranqueado é um termo utilizado para descrever um empreendedor ou investidor que possui múltiplas franquias de diferentes marcas ou negócios. Para administrar as diversas lojas, eles costumam ter uma estrutura de BackOffice (setor/conjunto de atividades de retaguarda).
Para isto, ele precisa de uma equipe para dar respaldo a tantas operações. Aquele hábito, que até se pode manter quando se tem somente uma unidade, de dividir o tempo entre levar o filho na escola e dar um feedback para a vendedora que não está indo bem, não tem mais espaço nesse novo contexto de quem administra diversos pontos de venda.
Nesse novo cenário é preciso, inclusive, de espaço para trabalhar, seja o mezanino de uma loja, quando ainda comporta, ou até um prédio inteiro de cinco andares.
Com tamanha operação, as demandas dos multifranqueados são diferentes daqueles que têm uma ou duas lojas. O empreendedor que possui uma franquia de menor porte costuma olhar muito atentamente para os indicadores financeiros de suas lojas. Analisando o caixa mesmo, porque é sensível, principalmente em épocas sazonais. Já para os multifranqueados, os principais KPIs são outros.
Foco do multifranqueado não é o dia a dia do negócio
Com uma visão mais ampla, ele precisa verificar o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE), parâmetros de Custo de Mercadoria Vendida (CMV), custo de ocupação, taxa interna de retorno (TIR). Por esses indicadores, pode-se ver que o foco do multifranqueado não é o dia a dia do negócio, mas qual loja vai abrir ou fechar. Ao analisar números, ele está vendo potencial.
E esse empreendedor só consegue se dedicar a isso porque tem uma equipe que acompanha o dia a dia das operações – que nunca deixa de ser relevante. Só que, nesse porte de negócio, não é mais o franqueado que analisa o dia a dia, é o gerente financeiro.
Nesse sentido, eu diria que o papel do empreendedor, nesse porte de empresa, inclui três principais desafios:
- • Estrutura: pessoas, capacitação, processos...
- • Tecnologia: para otimizar a gestão dos negócios;
- • Estratégia: analisar quais recursos podem ser remanejados de uma loja para cobrir outra, planejar negociações grandes, observar a possibilidade de abrir mais lojas e verificar a capacidade de investimento.
O distanciamento do “chão de loja”
Para que um franqueado, dono de uma ou duas operações, possa realmente crescer e se tornar um multifranqueado, ele precisa dar o passo de se distanciar da loja. Muitos empreendedores gostam da operação e ficam no “chão de loja”, dificultando a visão estratégica mais ampla, além de abrir mais negócios.
A partir de três ou quatro lojas, é essencial que o franqueado se afaste da operação, monte uma estrutura de retaguarda e deixe essa equipe começar a acompanhar o dia a dia das operações. Isso para que ele, agora multifranqueado, comece a enxergar oportunidades.
Você está pronto para esse próximo passo?
(*) Maurício Galhardo é engenheiro mecânico e head do F360 Educa, multiplataforma de cursos voltados para varejistas.