Script = https://s1.trrsf.com/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Desemprego no País volta a subir e fica em 6,8% em fevereiro

Apesar da alta, rendimento dos trabalhadores e número de pessoas com carteira assinada foram recorde, segundo o IBGE

28 mar 2025 - 09h24
(atualizado às 09h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Desemprego ficou em 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro
Desemprego ficou em 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro
Foto: Márcio Fernandes/Estadão / Estadão

RIO - A taxa de desocupação no Brasil ficou em 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta sexta-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado foi idêntico à mediana das expectativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que estimavam taxa de desemprego entre 6,6% e 7,0%.

Em igual período do ano anterior, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 7,8%. No trimestre encerrado em janeiro de 2025, a taxa de desocupação estava em 6,5%.

Apesar da alta, o rendimento dos trabalhadores chegou ao recorde da série (R$ 3.378), assim como o número de trabalhadores com carteira assinada (39,6 milhões).

A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 342,028 bilhões no trimestre até fevereiro, alta de 6,2% ante igual período do ano anterior.

A população desocupada cresceu 10,4% frente ao trimestre anterior, chegando a 7,5 milhões de pessoas. Esse contingente, no entanto, está 12,5% menor que o registrado no mesmo trimestre de 2024.

Para Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE, "esta alta segue o padrão sazonal da Pnad contínua com a tendência de expansão da busca por trabalho nos meses do primeiro trimestre de cada ano".

Estadão
Compartilhar
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade