Dia dos Pais: estratégias que aumentam as suas vendas
Para garantir boas vendas neste ano, reunimos algumas dicas de especialistas em e-commerce
O Dia dos Pais tem ganhado cada vez mais força no setor varejista e atraído a atenção dos consumidores. A data vem crescendo de forma significativa nos últimos anos e hoje há uma preocupação com ela. Isso porque o planejamento estratégico para essa data deve começar pela análise das condições do mercado de consumo.
A data teve um bom desempenho no e-commerce no ano de 2022, atingindo o faturamento de R$ 5,9 bilhões. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas na semana do Dia dos Pais tiveram um aumento de 11,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O destaque ficou por conta das vendas pelo comércio eletrônico, que cresceram em torno de 33%. Entre as categorias que tiveram as maiores vendas destacam-se, Cosméticos e Higiene Pessoal (18,1%) e Óticas e Joalherias (14,2%).
Para garantir boas vendas neste ano, confira algumas dicas de especialistas do e-commerce:
Tenha um e-commerce inteligente
Hoje mais de 70% das pessoas costumam consultar preços ou informações no celular quando estão em uma loja. Elas também entram em sites ou apps para ver novidades e ofertas, isso significa que o cliente está mais online do que nunca.
"Ter um e-commerce inteligente com ferramentas facilitadoras tornou-se prioritário para quem tem um negócio, pois ele facilita a venda pelos diversos canais e viabiliza a integração do universo online com a loja física. Por isso, desenvolva uma plataforma com todas as integrações possíveis – modelo de gestão, meio de pagamento, forma de envio – e com as funções de inteligência nativas no próprio e-commerce. Isso é sinônimo de sucesso", afirma Mike Coutinho, diretor global e líder comercial da Get Commerce, plataforma brasileira que iniciou operações nos mercados americano e português com apoio do Startup OutReach Brasil.
Invista em experiências personalizadas
Na última década, o avanço do digital impulsionou a indústria de impressão, que tem apostado em soluções personalizadas com as melhores tecnologias, a preços acessíveis.
“Tanto em datas comemorativas, como a do Dia dos Pais, quanto no dia a dia, é preciso ter um olhar em todas as etapas para fidelizar clientes. Em um mercado dinâmico, as empresas buscam sanar suas dores com soluções rápidas, que otimizem custos e superem as expectativas, proporcionando excelência em atendimento e resultados onde todos ganham”, afirma Gregory Goris, Diretor de Tecnologia da Printi, gráficas online que oferece uma plataforma em formato e-commerce com brindes personalizados, como squeezes, cadernos, canetas, adesivos, canecas, marmitas etc.
Foque em análise de dados
Todo varejista hoje em dia produz e capta uma quantidade enorme de dados dos consumidores, mas a minoria sabe como utilizá-los da melhor forma.
“Em um cenário no qual o público está sendo atingido de todos os lados por propagandas e ofertas, vai se destacar e sair na frente quem souber fazer a leitura dessas informações assertivamente a fim de impactar os clientes certos, na hora certa e oferecendo um produto ou solução que realmente faça sentido para eles. Para isso, é essencial contar com o auxílio de tecnologias como inteligência artificial e machine learning, que ajudam significativamente nas estratégias de hiperpersonalização e NBA/NBO”, analisa Mateus Magno, CEO da Sambatech, empresa de desenvolvimento de ecossistemas que geram transformação, inovação e crescimento por meio do método simples.
Gerencie o estoque da loja virtual
Um bom gerenciamento de estoque é fundamental para o funcionamento dos negócios, principalmente no e-commerce, onde o controle se torna uma tarefa desafiadora. Um dos principais motivos do cancelamento de compras on-line é o atraso na entrega dos produtos. O problema, normalmente, ocorre por má gestão da logística interna.
“Não podemos vender um produto sem ter ele no estoque, ou seja, não podemos prometer algo e não cumprir, certo? Logo, um controle de fluxo de entrada e saída de mercadorias atualizado para cumprir as demandas traz segurança e previsibilidade para reposição”, comenta o Jackson Araújo, COO da Showkase, plataforma de Social Commerce que auxilia PMEs, grandes players e franquias a transformar seus vendedores em consultores.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.