Dia Mundial da Saúde Mental: 5 ferramentas de auxílio à PME
10 de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental. Para este dia especial, selecionamos 5 tools de bem-estar coletivo para PMEs.
Muito se fala sobre saúde mental, especialmente durante a pandemia. Dados do Google indicam que as buscas por palavras relacionadas a transtornos mentais cresceu 98% em 2020, em comparação com 2019. Consequentemente, o assunto chegou às empresas, que começaram a adotar práticas para reverter o cenário
No entanto, ainda há muito que pode ser feito. Dia 10 de outubro é Dia Mundial da Saúde Mental e, tendo a data como gancho, elaboramos 5 ferramentas que auxiliam os colaboradores, as empresas e os setores de desenvolvimento pessoal a promover o bem-estar coletivo.
BEETOUCH
Trata-se de uma mental healthtech que mensura riscos em empresas e instituições por meio de dados e tecnologia, consegue medir o nível de estresse que os colaboradores têm com o trabalho, e ainda consegue identificar as causas, evitando que os funcionários precisem se afastar quando o problema for ainda mais grave, ou que ele se exponha.
Nesse sentido, a Bee Touch possui plataformas como o Estressômetro, que torna-se possível avaliar o nível de estresse do colaborador, e se há algum sinal amarelo ou vermelho que ele possa vir a ter algum problema de ansiedade ou estresse relacionado ao trabalho; a CARE, que possui um chatbot - através de algoritmo proprietário - para rastreio dos fatores psicossociais do trabalho e estresse entre servidores públicos federais; e a AVAX Psi, a primeira plataforma digital de avaliação psicológica do Brasil, que cruza dados sobre saúde mental e analisa os resultados a partir de uma metodologia proprietária.
Todos são feitos e executados por meio de dados e podem garantir um diagnóstico antecipado do colaborador, evitando também que a empresa tenha prejuízos com faltas e afastamentos.
VETOR
A Vetor Editora , empresa cinquentenária especializada em testes psicológicos como para habilitação e porte de armas, agora também possui testes online para o setor de RH.
Eles podem ser aplicados tanto no momento da seleção dos candidatos quanto no dia a dia da empresa para medir o nível de satisfação dos colaboradores, e se cada um está desempenhando a função que melhor cabe para as suas habilidades, o que também interfere no nível de felicidade no ambiente corporativo.
Nesse sentido, os mais procurados pelos RHs são o teste de atenção, que avalia a capacidade do indivíduo de manter a atenção em uma determinada rotina e trabalho mesmo em meio a crises, que contou com mais de 100% de crescimento; e o Orpheus Business Personality Inventory (OBPI), que oferece uma completa avaliação da personalidade de um indivíduo, revelando em detalhe suas atuais preferências e atitudes em relação aos aspectos do local de trabalho, como o cenário ocupacional em que o colaborador está.
VITTUDE
Healthtech que oferece solução completa de saúde mental para empresas, que engloba desde o diagnóstico até a capacitação da alta liderança, ajuda na construção de ambientes seguros psicologicamente e reduz custos oriundos do adoecimento emocional, como a alta taxa de sinistros, dias perdidos de trabalho e turnover.
Fundada em 2016 por Tatiana Pimenta e Everton Höpner, trabalha na produção de conteúdos especializados em saúde mental, psicologia e comportamento humano, recebendo mensalmente mais de 3 milhões de pessoas em sua plataforma.
PONTOMAIS
Saúde mental tem muito a ver com jornada de trabalho e controle de horas extras e para evitar que as equipes sofram com o problema, é papel das empresas melhorar criar mecanismos que ajudem a otimizar e organizar o tempo do colaborador. Sendo assim, o controle da jornada dos colaboradores é fundamental para evitar a sobrecarga.
É pensando nisso que surgiu a Pontomais, com gestão de controle de ponto online e soluções de otimização para os RHs. Por meio de tecnologia em tempo real, o sistema acompanha rotinas como jornada de trabalho, horas extras e folha de pagamento, além de gerar um relatório do funcionário para que os profissionais de RH possam focar em desenvolvimento pessoal e de carreira dos colaboradores.
3C
O cargo de operador de call center é mundialmente reconhecido como uma das profissões com altos níveis de estresse. Por isso, o setor tem investido na saúde mental das pessoas, principalmente com soluções que ajudem a minimizar o desgaste emocional dos seus colaboradores.
Diogo Hartmann, fundador da 3C Plus , plataforma 100% na nuvem que faz a gestão completa de operações de call centers, explica que é necessário otimizar o tempo do operador, tornando-o mais produtivo com entrega de chamadas onde realmente existe alguém do outro lado da linha para falar com ele, evitando ociosidade, travamentos, quedas, ou repetindo em excesso ligações para clientes que já informaram não ter interesse no assunto.
Além disso, os intervalos servem também para preservar a saúde do operador, mental e física, já que em call center é comum o estresse, ritmo acelerado de trabalho e doenças causadas por L.E.R. (lesão por esforço repetitivo).