Diego Ribas compartilha lições de liderança aprendidas no futebol em palestra no RD Summit
Ex-camisa 10 do Flamengo destaca a importância da resiliência e da reinvenção para alcançar o sucesso
Em uma palestra cheia no RD Summit, Diego Ribas, ex-camisa 10 do Flamengo, compartilhou como o futebol moldou sua compreensão sobre liderança. O comentarista discursou nesta sexta-feira, 8, no Expo Center Norte, em São Paulo, onde o evento acontece desde a última quarta-feira, 6.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Para Ribas, a chave do sucesso está na resiliência. Baseando-se em sua própria trajetória e na história de atletas icônicos como Michael Jordan, ele revelou os principais ensinamentos que adquiriu ao longo de sua carreira. “Se faz o gol, é o melhor do mundo. Se perde a bola: ‘Velho, ruim, mercenário, aposenta’”, exemplificou. “Mas a bola está no seu pé daqui a pouco. Você tem que seguir. O jogador de futebol tem que saber lidar com tudo isso o tempo todo para poder ser bem-sucedido”, explicou Ribas.
Durante sua apresentação, o ex-jogador destacou momentos de vitórias e elogios, inclusive de seu ex-treinador Jorge Jesus, mas não escondeu os períodos de pressão e cobranças. Em um vídeo exibido no evento, Ribas aparece sendo vaiado e empurrado de forma agressiva após uma derrota do Flamengo. “Esse é um dia normal na firma”, brincou, arrancando risos da plateia.
“Vocês imaginam. Eles fazem uma ligação, tomam uma decisão errada, aparecem 20 pessoas gritando: ‘Burro! Vai embora! Você não serve!’”, descreveu Ribas, destacando como a pressão constante no futebol o ensinou sobre humildade, autodomínio e, acima de tudo, resiliência. Essas qualidades, segundo ele, são fundamentais para uma liderança eficaz.
“É difícil, mas temos que lidar com isso. Temos que enfrentar, temos que superar. Não podemos depender de vaias, nem de aplausos para seguir em frente, para buscar nossos sonhos, nossos objetivos”, afirmou com convicção.
Além de enfatizar a resiliência, Ribas ressaltou a importância de se reinventar para alcançar o sucesso. Hoje, após sua carreira como jogador, ele se destaca como comentarista da Globo, apresentador do podcast “10 & Faixa” e palestrante. Ele revelou, ainda, que atualmente recebe mais patrocínios e parcerias do que em sua época como atleta do Flamengo.
“O que isso quer dizer? Que o caminho foi bem feito [...] Eu tive que me reinventar”, concluiu Ribas, mostrando que os desafios e a capacidade de adaptação são partes essenciais de uma trajetória de sucesso.