Dificuldade de guardar dinheiro? Tente essas dicas aqui
Especialista em finanças pessoais explica de forma simples como guardar dinheiro
Guardar dinheiro não é uma tarefa simples nem para os especialistas em finanças, imagine então para quem está na correria do dia a dia. No entanto, é muito importante, para qualquer família, achar uma forma de economizar para realizar seus planos, seus sonhos, ou para enfrentar alguma emergência.
João Victorino, especialista em finanças pessoais e criador de A Hora do Dinheiro, afirma que essa tarefa pede organização e atenção, sendo necessário separar um tempo para isso.
Afinal, como eu consigo ter mais dinheiro sobrando no final do mês? Como faço para ganhar mais? Como é possível reduzir os gastos?
“As respostas para essas perguntas, ainda que pareçam ter soluções simples e fáceis à primeira vista, requerem um olhar atento e disciplinado para que a pessoa consiga realmente manter hábitos que a coloquem no caminho da boa saúde financeira”, diz o especialista.
João elenca duas maneiras simples e possíveis para que as pessoas possam começar a guardar dinheiro:
1. Gastando menos do que se recebe
Para João, a primeira forma de economizar é gastando menos do que o valor recebido, uma ação já conhecida há muito tempo.
“Dessa forma, sobrará dinheiro para guardar. Nesse formato, o objetivo é reduzir as suas despesas em alguma base de tempo: pode ser no gasto diário, no semanal ou no mensal, de acordo com o que você recebe”, diz ele.
Ele explica que o importante é diminuir de maneira consistente, por exemplo, gastos em uma semana e, em seguida, continuar gastando nas outras semanas esse mesmo valor menor, para que sobre um pouco a cada período de 7 dias.
Para conseguir agir desta forma, o especialista afirma que já é preciso ter criado um planejamento, bem como uma análise sobre onde poderá fazer cortes, de qualquer valor. Além disso, ele reforça a ideia de que reduzir custos é uma tarefa que está nas mãos de cada pessoa: para conseguir êxito nesse objetivo, ninguém mais é essencial.
“Esses R$ 20 semanais que você conseguiu cortar, por exemplo, vão agora para uma caderneta de poupança, ou em um investimento seguro com juros bons e custos baixos. Esse valor tem que ser sagrado para dar certo. Isso vai dar uma sensação de que você tem sua vida financeira na mão, além de dar impulso para seguir adiante”, aconselha ele.
2. Procurando formas de aumentar sua renda
Já como segunda dica para guardar dinheiro está o aumento da renda e a manutenção das despesas no mesmo valor de hoje.
“Você não precisará, obrigatoriamente, ter que reduzir despesa nenhuma, nem ter que apertar o cinto, mas por outro lado, terá que achar alguma forma de aumentar o valor dos seus recebimentos”, explica.
“Se você trabalha como autônomo e recebe por hora, talvez seja bom avaliar se poderia fazer uma horinha a mais. Se você tem emprego com carteira assinada, pense se existe espaço para fazer alguma hora extra, seja no fim de semana ou no feriado ― elas valem o dobro, sabia?”
Colocando as duas propostas em prática
Existe uma terceira opção? Bem, como terceira opção, João afirma que é necessário analisar essa possibilidade: a pessoa que consegue diminuir suas despesas e aumentar sua renda, tem uma aceleração muito maior para atingir seus objetivos.
“Chamamos de Super Acelerador de Riqueza. Se você puder seguir por esse caminho, excelente. Se não, comece pela primeira opção, que aliás foi sempre nossa preferida. Se ao longo de sua jornada você conseguir se manter no caminho de gastar sempre menos do que você ganha, garantimos que sua vida financeira será sempre vencedora”, finaliza ele.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da COMPASSO, agência de conteúdo e conexão.