Dilma reclama que China exporta "bagulheira" ao Brasil
valor default economia |
Siga o Terra no Twitter |
Em conversa privada com representantes das centrais sindicais, a presidente Dilma Rousseff reclamou, nesta sexta-feira, do desequilíbrio na balança comercial entre Brasil e China e disse que, enquanto o governo brasileiro busca agregar valor nas commodities que envia ao país asiático, os chineses só exportam "bagulheira".
A presidente, que visitará a China em abril, afirmou que entre o Natal e o Carnaval, o mercado brasileiro é invadido por produtos chineses de baixa qualidade, o que comprometeria a indústria nacional.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já condenou a possibilidade de ocorrer uma "guerra comercial" principalmente provocada por China e Estados Unidos, que estariam pressionando pela desvalorização de suas moedas em prol do favorecimento das exportações.
Ainda durante a reunião com sindicalistas nesta sexta, Dilma brincou com a recente fama de "monetarista", em detrimento da alcunha de "desenvolvimentista" que tinha durante sua passagem pelos ministérios de Minas e Energia e Casa Civil e na própria corrida presidencial. "Na época da campanha eu era a guerrilheira desenvolvimentista. Agora falam que eu sou monetarista", disse.