Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

123milhas e Hurb: o que levou ao cancelamento dos pacotes de viagens flexíveis

Fatores externos e internos acabaram influenciando na suspensão dos pacotes promocionais

23 ago 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Tanto 123 Milhas quanto Hurb deixaram de ofertar este ano pacotes promocionais aos clientes
Tanto 123 Milhas quanto Hurb deixaram de ofertar este ano pacotes promocionais aos clientes
Foto: Agência Brasil

Em menos de um ano, duas companhias que oferecem pacotes de viagens com datas flexíveis viram seus modelos de negócio fracassarem em razão de fatores econômicos e de mercado. Tanto 123milhas quanto Hurb deixaram de oferecer pacotes promocionais aos clientes

Embora sejam duas companhias com volume de demandas diferentes, a 123milhas e a Hurb têm modelos de negócios semelhantes, que permitem comparar os dois casos que levaram à incapacidade das companhias de realizar as viagens nos preços contratados. Ambas informaram que a suspensão dos pacotes promocionais é resultado de "fatores econômicos adversos", correspondente à pressão da demanda e ao preço das tarifas aéreas.

Para o assessor jurídico da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Marcelo Oliveira, esses "fatores externos" podem ser questões cambiais, tributação, além da relação entre oferta e demanda. 

"São vários fatores. Tem a questão cambial, o combustível, a tributação, a própria oferta e procura do momento. Por exemplo, se há dois anos a companhia ofertou uma passagem a R$ 500 e hoje está valendo R$ 2 mil, isso causa uma instabilidade e uma insustentabilidade para o negócio, obviamente", avaliou.

Para Oliveira, esse modelo de negócio já não se sustenta mais. "Esse é um modelo que realmente, aos nossos olhos, apresenta uma desconexão com aquilo que, em tese, é o normal e é o padrão, até a nível mundial", acrescenta.

Como é o modelo de negócio da 123milhas e da Hurb

  • É feita uma prospecção de preços baixos de passagens e hospedagens para oferecer valores abaixo do trabalhado no mercado;
  • É vendido os destino antecipadamente, mas as companhias não emitem bilhete; 
  • Os bilhetes não são emitidos, pois é necessário buscar os dias de voo e estadia mais baratos;
  • A empresa usa vários algoritmos para fazer a busca. Se tiver dentro da margem de lucro, as companhias emitem o bilhete.

Entenda o que aconteceu com a 123milhas

- LINHA 'PROMO' SUSPENSA: A 123Milhas anunciou que não emitirá passagem da linha promocional com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023. As vendas foram interrompidas desde o último dia dia 16. 

DECISÃO "DE MERCADO": A empresa alegou que a decisão foi motivada por "fatores econômicos e de mercado", como taxa de juros e alta demanda por voos, que mantém as tarifas elevadas mesmo na baixa temporada.

QUAL A SITUAÇÃO DA EMPRESA: A 123Milhas não dá detalhes sobre sua situação financeira, e limita-se apenas a dizer que continua comprometida com o propósito de proporcionar a mais pessoas experiências "mais acessíveis" em turismo.

- IMPACTO PARA CONSUMIDORESA empresa afirmou que irá devolver integralmente os valores pagos pelos clientes, com correção monetária acima da inflação, por meio de vouchers. As passagens já emitidas, que possuem localizador ou e-ticket, estão mantidas. 

- MPF SE MANIFESTOU: O Ministério Público Federal (MPF) oficiou a 123milhas para que a empresa responda se é possível ressarcir em dinheiro os consumidores afetados. O MPF destaca que a opção de reembolso por meio de voucher não pode ser impositiva e nem exclusiva.

O QUE FAZER NESSE CASO: O consumidor pode aceitar o voucher oferecido pela empresa, entrar com uma reclamação no Procon e abrir um processo judicial contra a 123Milhas. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade