123Milhas: entenda o que aconteceu e o que fazer após cancelamento de passagens
Decisão da empresa, classificada como “grave” pelo Ministério do Turismo, foi anunciada na última semana
A 123Milhas surpreendeu seus clientes ao informar na última sexta-feira, 18, a suspensão dos pacotes com datas flexíveis e a emissão de passagens de sua linha promocional, a "PROMO".
A decisão da agência, classificada como "grave" pelo Ministério do Turismo, causou revolta entre os consumidores que já estavam com viagens marcadas para os próximos meses.
Embora a empresa tenha afirmado que irá devolver integralmente os valores pagos pelos clientes, com correção monetária acima da inflação, o cancelamento vem repercutindo nas redes sociais. Entenda mais sobre o caso abaixo.
O que aconteceu?
A 123Milhas anunciou que não emitirá passagem de sua linha promocional, a "PROMO", com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023. Segundo informou a agência, as vendas deste produto também estão interrompidas desde o último dia dia 16.
A empresa afirmou que irá devolver integralmente os valores pagos pelos clientes, com correção monetária acima da inflação. Segundo a 123Milhas, no entanto, as passagens já emitidas, que possuem localizador ou e-ticket, estão mantidas.
O que motivou a decisão?
A empresa alegou que a decisão foi motivada por "fatores econômicos e de mercado". Em nota, a empresa citou a alta demanda por voos, que mantém as tarifas elevadas mesmo durante a baixa temporada, e a taxa de juros alta como razões para a suspensão das emissões.
"A decisão deve-se à persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, entre eles, a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada. A 123Milhas ressalta que a linha PROMO representa 7% dos embarques de 2023 da companhia", disse.
Qual a situação da empresa?
Em seu comunicado, a 123Milhas não dá detalhes sobre a situação financeira da empresa. Em nota, limitou-se apenas a dizer que "continua comprometida com o propósito de proporcionar a mais pessoas experiências mais acessíveis em viagens e turismo".
O Procon de São Paulo notificou nesta segunda-feira, 21, a 123Milhas. O órgão pediu detalhamento das condições adversas citadas no comunicado da empresa, quando se configuraram e o que foi feito desde então para atender os consumidores que seriam impactados.
Qual o impacto para os consumidores?
Não se sabe ainda a quantidade de pessoas impactadas com a suspensão das passagens. No entanto, estão com as passagens canceladas todos os aqueles da linha PROMO que estavam com embarques previstos entre setembro e dezembro de 2023.
O Procon orienta que o consumidor que ainda estiver pagando o pacote ou passagem, não deve interromper os pagamentos. Mesmo diante da suspensão da oferta, é aconselhável continuar cumprindo o contrato. Esta medida é importante caso a questão precise ser judicializada.
O que é possível fazer?
- Aceitar o voucher oferecido pela empresa. Depois de anunciar a suspensão, a 123Milhas ofereceu apenas esta opção de reembolso
- Entrar com uma reclamação no Procon. É possível fazer isso pelo PC ou celular, diretamente pelo site do órgão de defesa ao consumidor;
- Abrir um processo judicial contra a 123Milhas.