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Erro faz consumidores comprarem produtos com até 87% de desconto em varejista

Ponto fez anúncio com produtos abaixo do valor do mercado, mas vendas são canceladas e consumidores reclamam; saiba o que diz a legislação

23 jun 2023 - 19h42
(atualizado às 19h44)
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Anúncio com desconto de mais de 50% rende centenas de reclamações a varejista Ponto, antiga Ponto Frio.
Anúncio com desconto de mais de 50% rende centenas de reclamações a varejista Ponto, antiga Ponto Frio.
Foto: Reprodução / Telegram

O profissional de tecnologia da informação Jorge Miguel se deparou com um anúncio tentador: cama box e colchão queen por menos de R$ 300. Parecia muito barato para ser verdade, mas como se tratava de uma empresa confiável --a rede varejista Ponto (antiga Ponto Frio)-- não hesitou em comprar. O grande problema é que a loja cancelou a compra sem qualquer explicação.

"Ataque hacker não foi, quando fiz a compra recebi os dados certinhos", afirma Jorge, que lamenta não ter recebido o produto. Mas ele não foi o único lesado. O anúncio, que foi divulgado em vários grupos do WhatsApp e do Telegram, na última terça- feira, 20, gerou centenas de menções no site do Reclame Aqui.

O Terra identificou mais de cinco páginas com reclamações sobre a conduta do varejista. Nos depoimentos foi visto que, assim como Jorge Miguel, outros consumidores não receberam o produto e acusam a Ponto de "propaganda enganosa". 

Pedido de compra confirmado pela Ponto ao consumidor
Pedido de compra confirmado pela Ponto ao consumidor
Foto: Arquivo pessoal

Em nota, a empresa assumiu que o anúncio foi disponibilizado na página oficial deles, e não em um site falso --tipo de golpe em que os criminosos usam a identidade visual de plataformas e-commerce para 'vender' produtos por um preço abaixo do mercado e, assim, roubar dinheiro e dados bancários dos compradores. 

"A rede reforça que atua pautada no respeito aos consumidores, em alinhamento à legislação vigente e que os casos se trataram de erros crassos que foram corrigidos assim que identificados. A empresa esclarece que os consumidores envolvidos estão sendo contatados", apontou a Ponto. 

Reclamações de consumidores no site do Reclame Aqui sobre os produtos adquiridos de forma online.
Reclamações de consumidores no site do Reclame Aqui sobre os produtos adquiridos de forma online.
Foto: Reprodução / Reclame Aqui

Alguns consumidores relataram no Reclame Aqui que a empresa está oferecendo um vale para amenizar o incidente. Mas, como destaca a Ponto, cada caso é avaliado indivdualmente e os clientes estão sendo contatadas um a um para resolver a situação. O link do anúncio foi retirado do ar. 

Recomendações aos consumidores 

A advogada membra da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/SP e diretora jurídica do Instituto de Defesa do Consumidor e do Contribuinte (IDC)  e da Câmara de Comércio Brasil Líbano, Renata Abalém, falou em detalhes como proceder juridicamente.

"Quando está muito abaixo do mercado e o consumidor compra aquilo, já se presume ser um erro, e por isso, as empresas não têm indenizado, porque quando há um erro e a loja cancela a venda e devolve o dinheiro imediatamente configura um equívoco avito, então esse consumidor não vai lograr êxito no judiciário", explicou.

Mas a situação muda de figura caso o estorno do valor e o cancelamento da compra não sejam feitos em um prazo de uma semana . "O consumidor já teve uma expectativa, a loja já usou o dinheiro do consumidor e eles cancelaram a venda, talvez o juiz vai determinar a devolução do dinheiro com correção monetária, mas pode ser que ele não dê uma indenização", acrescentou a especialista. 

"A loja não vai ser obrigada a indenizar, desde que haja a devolução do dinheiro para o consumidor. Pelo transtorno a loja pode oferecer um voucher como um mimo, um brinde para ajudar na política de relacionamento da empresa", explica ela, que relata que o equivoco não torna a empresa obrigada a fazer a venda do produto pelo valor do anúncio. 

Abalém alerta também aos consumidores que é preciso bom senso. "Você não vai comprar um carro novo por R$ 10 mil, então o consumidor que acaba se aproveitando de uma situação dessas [ ofertas] deve ter ciência de que aquilo pode ser um equívoco e não receber o que ele está buscando", acrescentou.  

Fonte: Redação Terra
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