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Dia do Cliente 2024: quando é e como se preparar

O Dia do Cliente é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas e melhorar a relação com clientes antigos e novos!

11 set 2023 - 05h00
(atualizado em 18/9/2024 às 12h25)
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Resumo
O Dia do Cliente acontece no dia 15 de setembro e a data foi criada no país nos anos 2000 por um empresário chamado João Carlos Rego
No Dia do Cliente as empresas costumam oferecer brindes, descontos e promoções especiais para fidelizar seus clientes e demonstrar sua gratidão.
No Dia do Cliente as empresas costumam oferecer brindes, descontos e promoções especiais para fidelizar seus clientes e demonstrar sua gratidão.
Foto: Agência Brasil

O Dia do Cliente é uma data cada vez mais presente no calendário comercial, sendo uma boa oportunidade para o varejo atrair clientes, fidelizar consumidores e aumentar as vendas, tanto no dia em si quanto nos dias da semana em que se celebra a ocasião. 

Por não contar com nenhuma data comercial próxima, o Dia do Cliente pode ser importante para estimular o consumo antes das tradicionais datas de compras do final de ano, como o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal.  

Quando é o Dia Oficial do Cliente?

O Dia do Cliente acontece no dia 15 de setembro e a data foi criada no país nos anos 2000 por um empresário chamado João Carlos Rego.

Desde 2019, o dia também é acompanhado da chamada Semana do Brasil, que visa incentivar as compras entre o feriado do Dia da Independência, em 7 de setembro, e o dia 15 do mesmo mês.

Existe um projeto de lei em análise no Senado, criado em 2019, que visa oficializar 15 de setembro como o Dia do Cliente em todo o país.

Porém, vale lembrar que a data não é considerada um feriado, ao contrário de outras ocasiões que são tradicionais para o varejo, como o Dia das Crianças (12 de outubro, feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil), e do Natal (25 de dezembro). 

Qual a diferença entre o Dia do Consumidor e o Dia do Cliente?

Apesar de estarem relacionadas ao consumo, existem diferenças importantes entre cada ocasião. O Dia do Consumidor surgiu nos Estados Unidos, nos anos 1960, com o objetivo de responder a abusos que determinadas empresas cometiam nas relações com seus consumidores. 

Por isso, o objetivo da data é conscientizar as pessoas sobre direitos e deveres nas relações de consumo e a importância de cobrar produtos e serviços de qualidade das empresas.

O Dia do Cliente foi uma criação muito mais recente do que o Dia do Consumidor, já que ocorreu nos anos 2000 com o objetivo de estreitar a relação entre empresas e clientes, homenagear o público consumidor e impulsionar as vendas em um período de menor consumo no varejo brasileiro. 

O que fazer no dia do cliente?

O Dia do Cliente pode ser usado como uma grande oportunidade para empresas de diferentes tamanhos venderem mais, principalmente em uma época do ano que não conta com grandes feriados relacionados a compras. 

Cada vez mais negócios têm aproveitado a ocasião para homenagear seu público, fidelizar clientes e atrair novos consumidores por meio de diversos recursos.

Monte um planejamento antecipado

É fundamental criar um planejamento antecipado das ações que a empresa realizará no Dia do Cliente ou mesmo na Semana Brasil. É importante elencar as atividades que serão realizadas e os objetivos da ocasião, como aumento de vendas, engajamento em mídias sociais ou maior volume de novos clientes.

Crie promoções especiais

Criar novas promoções que são específicas para a data, por meio de descontos, cupons ou ofertas exclusivas, também pode impulsionar as vendas no Dia do Cliente. É importante que o público perceba a oportunidade das ofertas e entenda que elas estarão disponíveis por um curto período, aumentando o senso de urgência para a compra.

Aproveite o marketing criativo

O marketing pode ajudar muito a aumentar as vendas durante o Dia do Cliente. Dessa forma, planeje campanhas em diferentes canais, como redes sociais, e-mails, anúncios on-line ou mesmo em locais físicos, como vitrines de loja. Chame a atenção e destaque as ofertas do dia.

Tenha uma decoração temática

A decoração de espaços físicos ou o uso de artes e imagens em meios eletrônicos também contribui para destacar as ofertas do Dia do Cliente ou da Semana Brasil. As cores e as mensagens devem reforçar o clima festivo do momento e incentivar as compras.

Faça lançamentos especiais

É possível aproveitar o Dia do Cliente para realizar lançamentos especiais de novos produtos ou serviços. Com isso, as pessoas podem ficar mais atraídas para visitar lojas e sites para descobrir as novidades.

Promova concursos e sorteios

Realizar concursos ou sorteios, nas redes sociais ou em espaços físicos, contribui para envolver os clientes e engajá-los durante o Dia do Cliente. Uma ação possível é pedir ao público que compartilhe suas experiências com produtos ou serviços da marca.

Envie agradecimentos personalizados

Enviar mensagens de agradecimento personalizadas para clientes, por meio de canais como e-mail, redes sociais, SMS ou cartões físicos, é uma forma de fidelizar o público e, também, divulgar as ofertas especiais do Dia do Cliente. 

Se você quer ficar por dentro de mais dicas sobre pequenas empresas, marketing e relações com consumidores, navegue pelo site Terra Dinheiros!

Fonte: Redação Terra
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