Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quer receber a restituição do Imposto de Renda no primeiro lote? Você deve declarar até hoje

Pagamento será no dia 31 de maio, que também marca o prazo final para a entrega da declaração

10 mai 2023 - 05h00
(atualizado às 06h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Pagamento do primeiro lote será no dia 31 de maio, que também marca o prazo final para a entrega da declaração
Pagamento do primeiro lote será no dia 31 de maio, que também marca o prazo final para a entrega da declaração
Foto: iStock

Os contribuintes que desejam ser contemplados no primeiro lote de restituição do Imposto de Renda devem apresentar sua declaração até este dia 10 de maio. A data de pagamento do primeiro lote será no dia 31 de maio, que também marca o prazo final para a entrega da declaração.

O calendário de pagamentos da restituição deste ano está dividido em cinco lotes, sendo os primeiros destinados a prioridades legais, como idosos com 80 anos ou mais, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência e doença grave, contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério e aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida e escolheram receber a restituição via Pix - que funciona como uma espécie de 'fura-fila' este ano.

A restituição do Imposto de Renda é a devolução do valor pago a mais à Receita Federal durante o ano-base de 2022. Durante o processo de preenchimento da declaração, o programa da Receita Federal informa ao contribuinte se ele terá direito à restituição, se não tem saldo a pagar nem a receber ou se precisa pagar impostos adicionais.

O prazo para a entrega da declaração de Imposto de Renda deste ano começou em 15 de março e se encerra em 31 de maio. A Receita Federal espera receber até 39,5 milhões de declarações neste ano.

O calendário de pagamentos da restituição do IRPF para 2023 é o seguinte:

  • • 1° lote: 31 de maio
  • • 2° lote: 30 de junho
  • • 3° lote: 31 de julho
  • • 4° lote: 31 de agosto
  • • 5° lote: 29 de setembro

Após o envio da declaração, o contribuinte precisa esperar para verificar se estará entre os contemplados para receber a restituição, desde que a sua declaração não seja retida na malha fina. A Receita Federal aconselha ainda que, mesmo aqueles que estão na lista de prioridades legais para receber a restituição, enviem suas declarações até a data limite.

Veja também:

O que acontece com quem não declara o IR?:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade