O rombo bilionário já começou a provocar demissões na rede das Lojas Americanas.
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E os consumidores passaram a ter receio de fazer compras nas lojas, que sempre foram muito movimentadas e populares.
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Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, por enquanto ninguém precisa evitar compras no site.
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Mesmo que as Americanas entrem com pedido de recuperação judicial, a empresa precisa cumprir suas obrigações como varejista.
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Isso significa que a empresa tem que entregar as mercadorias no prazo acertado e nas condições anunciadas.
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O consumidor deve sempre ter a precaução de verificar o prazo e o custo da entrega. E registrar a compra com capturas de tela do celular ou do computador.
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O rombo nas Americanas chega a espantosos R$ 20 bilhões. E as ações das Americanas despencaram em consequência da notícia.
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O BBB, promovido pela TV Globo, não perdeu tempo. O Mercado Livre substituiu as Americanas no patrocínio do Big Brother Brasil.
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O rombo foi descoberto quando a direção da Americanas percebeu que o valor referente à contabilidade dos nove primeiros meses de 2022 e de anos anteriores não havia sido registrado de forma correta na corporação.
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O rombo é tão grande que, segundo a TradeMap, equivalente ao valor de mercado da Magazine Luiza, de R$ 20,20 bilhões, e das Lojas Renner, de R$ 20,22 bilhões.
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A Americanas contratou uma empresa de consultoria para verificar os fatos, tendo em vista que, até o momento, não há certeza do que ocorreu.
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O então presidente da Americanas, Sérgio Rial, renunciou após apenas nove dias no cargo. Ele disse que a empresa "é viavel e segue vendendo". E acrescentou: "Os acionistas de referência permanecem comprometidos com o futuro da companhia"
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O rombo foi encontrado no setor de fornecedores da empresa. Segundo especialistas do mercado, esta é uma das áreas mais delicadas porque contratos de alguns fornecedores receber vantagens para beneficiar outras partes.
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Sérgio Rial fez conferência com investidores e agentes do mercado, disse que a cifra de R$ 20 bilhões é preliminar e que o problema foi causado por operações de risco sacado, que já ocorrem há anos.
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Risco sacado, também chamado de forfait, é uma operação em que uma companhia tem uma dívida (geralmente com um fornecedor) a ser paga e faz um acordo com o banco que a financiou para que a instituição libere o dinheiro primeiro para pagar o credor
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A dívida, então, é quitada, mas a empresa precisa pagar o banco com juros que variam de acordo com o prazo do empréstimo.
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O problema que pode ter acontecido foi no lançamento dessas operações no balanço da companhia.
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Rial afirmou que seguirá na empresa como assessor, apoiando os acionistas de referência na apuração do caso.
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Segundo especialistas, os acionistas da Americanas podem buscar indenizações na justiça, já que a lei exige transparência.
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Americanas S.A. (anteriormente Lojas Americanas S.A. e B2W Digital S.A.) foi fundada em 1929 em Niterói (RJ) pelo austríaco Max Landesmann e os americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger.
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Na época, as lojas existentes no Rio de Janeiro vendiam mercadorias caras e especializadas. Eles tiveram a ideia de abrir uma loja de variedades a preços mais acessíveis.
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Em 1929, inauguraram a primeira Lojas Americanas, em Niterói com o slogan “Nada além de 2 mil réis”. No fim do primeiro ano, já eram quatro lojas: três no Rio e uma em São Paulo. O slogan era "Nada além de 2 mil réis".
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A empresa conta atualmente com mais de 3.800 estabelecimentos físicos de venda em todo o Brasil, além de quatro e-commerce.
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O modelo tradicional de Lojas Americanas ocupa uma área média de vendas de 1.500 m² e catálogo de 60 mil itens.
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Já as Americanas Express são lojas compactas, com média de 400 metros quadrados de área de vendas e catálogo de 15 mil itens.
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Há também a Americanas Local, sistema inaugurado em 2016, num formato de loja de conveniência, com tamanho reduzido e produtos alimentícios selecionados.
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Pela internet, as vendas são feitas no site Americanas.com, e, além de negociar os produtos da própria rede, a companhia também tem parceiros que anunciam as mercadorias por intermédio da companhia.
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Apesar da preocupação com a sobrevivência da loja, que mantém milhares de empregos, vários memes surgiram nas redes sociais após o anúncio do rombo.
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Fizeram gozação dizendo que já era a promoção de barras de chocolate...
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E onde as pessoas vão comprar os docinhos antes do cinema?
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Lembraram que as Americanas patrocinam o Big Brother Brasil...(questão agora resolvida)
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Correntistas lembraram que, por qualquer ninharia. já são pressionados pelos bancos...
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E o espanto na hora da descoberta de um rombo que, convenhamos, como ninguém viu antes?
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Memes à parte, todos torcem para que a empresa seja saneada e os empregos mantidos.