Marcio Pochmann será o novo presidente do IBGE, diz ministro
Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação, disse que não houve controvérsia no governo em torno do nome do economista
BRASÍLIA - O ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, confirmou nesta quarta-feira, 26, que o economista Marcio Pochmann será o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Pimenta disse que não houve controvérsia no governo em torno do nome de Pochmann. A nomeação é criticada por economistas liberais. Ainda não há data para a posse.
Marcio Pochmann é quadro do PT e tem proximidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele dá aulas de economia na Unicamp, escola de linha econômica majoritariamente heterodoxa.
Também foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entre o fim do segundo mandato de Lula e o começo do primeiro de Dilma Rousseff. Atualmente, preside o Instituto Lula.
Mais cedo, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse ter certeza de que Pochmann conseguirar trabalhar com Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento.
Mas ela não terá a menor dificuldade em trabalhar (com Pochmann). O Marcio e a Simone são pessoas disciplinadas e leais ao presidente Lula. Se for essa a solução, não vai ter problema", avaliou Haddad na tentativa de espantar os rumores de que a ministra teria resistência ao nome do economista.